Estudantes da EJA confeccionam jornal escolar em Hortolândia

Projeto de educomunicação busca incentivar a leitura, criatividade e produção de conhecimento, por meio do jornal “Circula EJA”

Estudantes municipais de um dos quatro polos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), participantes do projeto “Semeando Conhecimento”, vivem dias de jornalista em sala de aula. Com a orientação e supervisão dos professores, eles escrevem o jornal “Circula EJA”, que já conta com duas edições. O periódico em formato A4, com oito páginas, em média, é fruto do projeto de educomunicação realizado na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, envolvendo 85 alunos, em diversas turmas.

De acordo com o assistente de direção da escola, Cristiane Gonçalves, a proposta iniciada em 2022 com o projeto “Semeando Conhecimento” busca incentivar a leitura e criatividade, autonomia e produção de conhecimento dos estudantes. Além dos alunos, que atuam como jornalistas, o projeto mobiliza todos os professores, bem como a equipe gestora e os funcionários da escola. Os temas abordados variam, passando por saúde, educação e lazer. Também são enfocados assuntos indispensáveis para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo dos estudantes, como meio ambiente e sustentabilidade, educação eleitoral, saúde, entre outros. Em conjunto com os professores, são eles os responsáveis pela pesquisa e produção do conteúdo.

“Foi bem legal poder participar da criação do projeto Jornal junto aos meus colegas. Estava no 7°ano, quando iniciamos a 1ª edição. Junto à professora Andreia  Azevedo, de ciências, debatemos sobre o nome que seria legal para o Jornal. Dentre todos os que foram sugeridos o ‘Circula EJA’ foi o mais cotado para concorrer com outros nomes sugeridos por outros alunos de salas diferentes. Houve uma votação, muito democrática por sinal, e assim  o nome do nosso jornal foi escolhido. Com o professor Manuel Messias, de  história, escolhemos sobre quais assuntos o nosso jornal falaria: saúde, ofertas de trabalho, inclusão, receita etc, assuntos esses voltados a nossa realidade e nossos interesses. Foi muito legal fazer parte de tudo isso, com pessoas tão legais, meus colegas de sala e profissionais tão competentes como os nossos  professores e assistente de direção Cristiane Gonçalves”, afirmou a estudante Isa Carla da Silva Oliveira do 9 °ano da EJA.

A revisão do material é feita pela professora de Língua Portuguesa Luísa Vital e pelo coordenador da EJA no CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) Paulo Freire, Rafael Quintanilha. A edição e organização do jornal ficam por conta de Cristiane. Depois de finalizado e impresso no próprio Centro de Formação, o jornal é distribuído entre alunos e profissionais de educação.

“Este Projeto propicia aos educandos a inserção no mundo literário, ampliando seu repertório e sua percepção de mundo e desenvolvendo a criatividade e a criticidade, numa visão de educação libertadora e transformadora da realidade. Para tanto, faz-se necessário resgatar a identidade dos alunos da EJA, apoiando o desenvolvimento e a capacidade de cada um em ler e escrever compreensivamente o mundo”, destaca a assistente de direção.

Após passar por todo o processo de produção e distribuição do jornal escolar, os alunos utilizam o material tanto em sala de aula, realizando leituras expositivas, discussões e reflexões como também em atividades extra-classe.

“Como professora de Língua Portuguesa, sempre enfatizo a importância dos gêneros textuais no desenvolvimento da leitura e escrita crítica; portanto, trabalhar com o veículo de informação jornalístico sempre será uma saída significativa para não somente contemplar tais gêneros, como ainda engajar a comunidade e fazer com que os alunos se sintam produtores do saber. No Caio, vivi isso de perto ao ver a teoria se tornar prática com o Jornal ‘Circula EJA’: ao ver os alunos se empenharem nos projetos que, em seguida, viraram textos e matérias; ao presenciar o conhecimento e vê-lo se tornar notícia, e ao conquistar a todos por ser a materialização de desejos e conquistas de jovens e adultos que jamais deixaram de sonhar”, destacou a professora Raphaela Costa Rossi.

Agora, a comunidade escolar já prepara a terceira edição do “Circula EJA”, prevista para sair ainda neste primeiro semestre de 2023.

Saiba mais sobre a EJA em Hortolândia:

Em Hortolândia, as aulas, inteiramente gratuitas, acontecem em quatro escolas polo da rede municipal de ensino (veja abaixo). A EJA I substitui os anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental e a II reúne os anos finais (6º ao 9º ano). Além de jovens a partir dos 15 anos completos, pessoas adultas também podem se matricular nesta modalidade de ensino.

Um diferencial da EJA realizada na cidade é a oferta de cursos profissionalizantes e capacitação para empreender ou atuar no mercado de trabalho.

Confira as escolas polo que oferecem EJA:

• Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim (vagas também para deficientes auditivos) - (19) 3865-2844  - R. Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, 92, Remanso Campineiro

• Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – (19) 3809-2010 - R. Lealdo José dos Santos, 170, Jardim Sumarezinho

• Emef Jardim Amanda I (CAIC) – 3897-6055 - Rua Graciliano Ramos, 689, Jardim Amanda I

• Emef Caio Fernando Gomes Pereira – (19) 3819-6093 - Rua Aurora Prado Tanachi, 995, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora