Prefeitura de Hortolândia realiza recepção de novos servidores

Evento reuniu 250 funcionários de diferentes cargos e especialidades contratados por concurso público

A Prefeitura de Hortolândia realizou nesta terça-feira (18/04) a recepção dos novos servidores nomeados pela administração pública municipal. O evento aconteceu na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof.ª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no bairro Remanso Campineiro.

Dividido em dois turnos, o “Programa de Ambientação para Novos Servidores” reuniu 256 funcionários públicos empossados entre janeiro a abril deste ano – todos contratados por meio de concurso público, portanto, do quadro de efetivos da Prefeitura. Entre os participantes, encontravam-se profissionais da saúde, professores da Educação Básica, agentes de Políticas Sociais, de Gestão, de Infraestrutura e do Transporte. Durante quatro horas, os ouvintes tiveram contato com temas como gestão de pessoal, saúde ocupacional, avaliação de desempenho, estágio probatório, legislação e planejamento municipal.

Presente na Cerimônia de Abertura, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, ressaltou a importância do evento para a integração dos novos servidores. "Hoje foi o dia de acolher os nossos novos servidores municipais. Oportunidade de desejar boas vindas e destacar a importância que o servidor possui em nosso governo, que vem construindo, com as mãos de todos, uma cidade mais humana, sustentável e inteligente”, comenta. O prefeito também destacou o perfil migratório entre os presentes, já que 60% dos novos servidores são oriundos de outras cidades.

Realidade de Claudinei Pícole, educador infantojuvenil nomeado em março deste ano pela Prefeitura. Natural de Louveira, o educador percorre todos os dias 80 km para chegar ao trabalho. Ainda em fase de adaptação, o profissional revela suas primeiras impressões sobre a cidade. “O que me chamou muita a atenção é a simplicidade das pessoas. Percebo que o município está crescendo cada vez mais, o que me motiva como profissional da educação”, avalia.

Além de possibilitar aos presentes a compreensão da estrutura organizacional da Prefeitura, dos valores, princípios, políticas e normas que norteiam a administração pública, o programa de ambientação também serviu como oportunidade de integração entre os colegas. “Um benefício não só para quem chega, mas também para a Administração Pública. Para o servidor recém-nomeado, a condição de conhecer temas e questões relevantes a respeito da estrutura no geral. Já para a Administração, o benefício de receber funcionários que têm uma visão do macro, do papel, obrigações e direitos dentro da estrutura administrativa municipal”, comenta Reinaldo Tiago Costa Chaves, Diretor da Escola de Gestão Pública de Hortolândia, órgão responsável pela organização do evento.