Recém inaugurado, Superviário facilita trânsito em Hortolândia e impulsiona o desenvolvimento da cidade

Complexo viário conta com mais de 5km de extensão, e liga a Vila Real até a avenida da Emancipação, passando sob a Ponte Estaiada

O Superviário é uma importante obra realizada pela Prefeitura de Hortolândia, que criou uma alternativa de circulação para a população local, aliviando o tráfego em outras vias da cidade e permitindo que os moradores de bairros afetados pela ferrovia e pelo Ribeirão Jacuba cheguem a outras regiões da cidade, de forma mais rápida e segura, sem estes obstáculos. Essa infraestrutura urbana integrada gerar benefícios para toda a população.

“O Superviário é uma obra fundamental para o município. Ele tem o papel de criar uma alternativa de circulação. Nossa cidade é cortada pela ferrovia e pelo Ribeirão Jacuba, até então, estes dois eram obstáculos difíceis de transpor, especialmente durante a passagem do trem. O Superviário veio para facilitar o acesso da população à diversos bairros e criar esta rota alternativa, atendendo especialmente aos moradores de bairros como o Jardim Minda, Carmen Cristina, Nova Hortolândia, Vila Real, dentre outros. Nossa expectativa é que o trânsito em outros viários seja aliviado, como na Rua Luiz Camilo de Camargo e na Avenida da Emancipação”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

O jovem Eduardo Pietrzak do Carmo, de 22 anos, morador do Parque Ortolândia, celebra as vantagens do recém-inaugurado Superviário. Carmo atua como facilitador do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Novo Ângulo e afirma que a nova via tem facilitado significativamente o deslocamento para seu trabalho e outros compromissos cotidianos. “Agora eu chego muito mais rápido em meu trabalho. Estou satisfeito com o progresso da cidade, fico muito feliz em ver esse constante desenvolvimento de Hortolândia”, destaca.

A funcionária pública Valquiria da Silva Rodrigues, de 50 anos, é moradora da Vila Inema. Ela ressalta a importância do novo acesso para a mobilidade. "Facilitou muito a ida e volta da minha casa até o trabalho. Ficou muito mais prático e rápido. Quem ganha com tudo isso é a população de Hortolândia", destacou.

Superviário

A obra do Superviário, inaugurada na última semana de março, contempla mais de 5km de extensão de novas ruas e avenidas. O trajeto liga a Vila Real até a avenida da Emancipação, passando sob a Ponte Estaiada. Além de melhorar o tráfego na região, o novo complexo viário também impulsiona o desenvolvimento da cidade, abrindo novas possibilidades de negócios e atraindo ainda mais investimentos para a região.

A área ambiental também é destaque na obra do SuperViário com a implantação de um parque linear na região central, margeando a rua Luiz Camilo de Camargo, do lado direito de quem segue sentido centro, paralelo à linha férrea, desde o Remanso Campineiro, até o Parque dos Pinheiros, no cruzamento com a avenida da Emancipação. O parque linear prossegue no trecho do Jardim Carmen Cristina até a duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo, mantendo o padrão das áreas de lazer do município: iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho.