Oficina culinária da Prefeitura busca despertar na criança o interesse por cozinhar

Estudantes da rede municipal aprendem receita nutritiva de bolo de chocolate, nesta segunda e terça-feira (03 e 04/04)

Você já ouviu falar em bolo de chocolate feito com abobrinha? Pois em Hortolândia, este é um dos ingredientes utilizados durante a Oficina Culinária que busca despertar nas crianças da rede municipal de ensino o interesse pelo ato de cozinhar. As aulas acontecem, nesta segunda e terça-feira (03 e 04/04), na Cozinha Escola Comunitária, no Jardim Novo Ângulo, envolvendo aproximadamente 70 crianças do 2° ao 5° ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Taquara Branca Agenor Miranda da Silva. O espaço pertence ao Departamento de Segurança Alimentar, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura.

Um dos objetivos da formação é ampliar o repertório dos pequenos, contribuindo para que tenham a autonomia de fazer escolhas saudáveis. A formação é conduzida pelo nutricionista Marlon Araújo Zanardi, do Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento, com apoio da também nutricionista Bruna Barbosa.

Durante a oficina, os alunos participam de todas as etapas da produção da receita, da separação e preparo dos ingredientes ao fazer propriamente dito. Além disso, têm a oportunidade de ouvir os formadores abordarem temas importantes, como alimentos processados e in natura, integrais e refinados, medidas padrão, frações, importância das fibras na alimentação, conservação dos alimentos, higiene na manipulação, dentre outros.

Os primeiros a participar, na segunda-feira, foram os alunos do 4° e 5° ano. Depois, chegou a vez dos das turmas de 2° e 3° ano.

Confira a receita do Bolo de Cacau e Abobrinha:

INGREDIENTES:

• 250 g de Abobrinha pequena (1 unidade)

• 2 ovos

• 60 mL de Óleo (1/4 de xícara)

• 60 mL de Água (1/4 de xícara)

• 212 g de Açúcar mascavo (1 xícara e 1/4)

• 45 g de Chocolate em pó (1/2 xícara)

• 60 g de manteiga

• 180 g de Farinha de trigo integral (1 xícara e 1/2)

• 15 g de Fermento químico (1 colher de sopa)

MODO DE PREPARO:

Retire as pontinhas da abobrinha e rale em uma tigela grande.

Acrescentes o chocolate em pó, o óleo, a água e os ovos, a manteiga derretida

e misture bem. Em seguida acrescente o açúcar mascavo e mexa mais um

pouco. Depois coloque a farinha de trigo integral e mexa mais um pouco. Por

último acrescente o fermento químico e o bicarbonato e misture delicadamente.

Transfira para uma forma untada com manteiga e chocolate em pó. Leve ao

forno preaquecido a 200ºC por cerca de 35 minutos.