“Decola Juventude” é oportunidade para jovens entrarem no mercado de trabalho

Programa desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia atende jovens de 14 a 21 anos

A Prefeitura de Hortolândia está investindo no futuro da juventude da cidade com o programa "Decola Juventude". A iniciativa tem como objetivo proporcionar oportunidades de formação e inserção profissional para jovens entre 14 e 21 anos, que residem na cidade.

O programa oferece capacitação profissional em áreas como informativa e administração, através de aulas teóricas e práticas realizadas todas as segundas-feiras na sede da Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia. Atualmente, o programa atende 20 adolescentes, têm a oportunidade de aprender sobre o trabalho público e se identificar com várias funções e profissões.

Os jovens contratados recebem meio salário mínimo nacional e vale-transporte para realizar tarefas administrativas em serviços ligados à Secretaria de Inclusão Social, como CRAS(Centro de Referência de Assistência Social) , CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), CT, Espaço Incluir, CCS (Centro de Convivência Social), CESP (Centro de Empreendedorismo Popular) e CQP (Centro de Qualificação Profissional).

“Participar desse programa lançado pela Prefeitura é algo que me enche de gratidão. Aqui, tenho aprendido diversas atividades para contribuir com a melhoria da nossa cidade, como também lidar com casos de assistência social e solucionar problemas das pessoas. Estou muito feliz em trabalhar como jovem aprendiz no programa, eu aproveito ao máximo essa oportunidade.” - relata Igor Leandro dos Santos Pacheco, de 17 anos, morador do bairro Jardim Estrela, estudante na Escola Estadual Antonio Zanluchi e atualmente no último ano do ensino médio.

Ao ser questionada sobre o aprendizado adquirido com o projeto, a estudante técnica de enfermagem Kananda Silva, de 18 anos, moradora do bairro Amanda I, destaca a importância das inúmeras oportunidades de acesso a novos conhecimentos que tem recebido diariamente. 'Cada dia é uma chance de aprender algo novo e isso tem sido muito valioso para mim', ressalta”.

Para Michelle Costa Corrêa Leite, assistente social do programa, a iniciativa oportuniza aos jovens com maior vulnerabilidade social a possibilidade de conhecer e aprender sobre o trabalho público. "Eles podem se identificar com várias funções e profissões", destaca.

Uma forma de ingressar no projeto é por meio do atendimento nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social),  onde os jovens são indicados de acordo com suas vulnerabilidades. O atendimento é feito levando em consideração os critérios adotados para o programa Jovem Aprendiz, incluindo o encaminhamento para a participação no "Decola Juventude".

O programa "Decola Juventude" é uma importante iniciativa da Prefeitura de Hortolândia para investir no desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens da cidade, contribuindo para reduzir o desemprego e promover uma sociedade mais inclusiva e justa.