Desenvolvimento sustentável e inteligente coloca Hortolândia em fórum mundial sobre arborização

Em outubro, cidade estará representada ao lado de municípios do mundo todo

Hortolândia segue caminhando a passos largos para um futuro cada vez mais sustentável e inteligente, sempre pensando nas próximas gerações. O conjunto de ações realizados na última década pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, coloca a cidade entre 168 municípios de 21 países com mais políticas públicas no que se refere à arborização e desenvolvimento com sustentabilidade. O reconhecimento aos feitos realizados nos últimos anos é da Arbor Day Foundation, organização norte-americana sem fins lucrativos dedicada ao plantio de árvores em bairros, comunidades, municípios e florestas de todo o mundo. A entidade conta com mais de um milhão de membros e já plantou aproximadamente 350 milhões de árvores. A ONU (Organização das Nações Unidas) também reconhece o trabalho à cerca do assunto.

Representatividade no Fórum Mundial

No dia 20 de outubro deste ano, a Administração Municipal estará representada no Fórum Mundial sobre Florestas Urbanas e no Fórum das Cidades como reconhecimento ao trabalho ambiental desenvolvido no município. No site https://treecitiesoftheworld.org/ estão disponíveis todas as categorias necessárias que as cidades contempladas, entre elas, Hortolândia, devem preencher para obter este reconhecimento das organizações internacionais para poder ter a representatividade consolidada no fórum mundial ao lado de municípios de diversos países.

"O trabalho realizado nos últimos anos torna o desenvolvimento da cidade cada vez mais sustentável. O conjunto de ações da Prefeitura, preparando a cidade para os próximos 30 anos, pensando nas futuras gerações, hoje, já traz a cidade à este patamar. Hortolândia possui estrutura, legislação e política ambiental para conseguirmos evoluir sem esquecer de nossos preciosos recursos naturais. Continuaremos a investir e pensar nas questões ambientais para, cada vez mais, alcançarmos as primeiras posições em relação ao meio ambiente na cidade", comenta o prefeito Zezé Gomes.

Trabalho e desenvolvimento ambiental

A Prefeitura trabalha há anos na realização de diversas ações para que Hortolândia alcançasse a posição de poder participar de um fórum mundial sobre arborização e meio ambiente. Entre as políticas públicas, estão o plantio de aproximadamente 40 mil mudas de árvores no ano passado com o objetivo de chegar à 80 mil até 2024. A Administração Municipal também trabalha com compensações ambientais nas construções. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no "Superviário", por exemplo, inaugurado no final de semana passado, foram plantadas mais de 9 mil mudas de árvores de 95 espécies diferentes. Toda compensação ambiental dos plantios é de acordo com a necessidade do terreno e a espécie correta para o local.

"Além disso, o plantio de mudas adequadas para áreas urbanas, pode ser solicitado pelos moradores de maneira online. No site da Prefeitura ou no aplicativo Agenda Verde, é possível requerer este plantio, gratuitamente. Também está disponível, o Guia de Arborização Urbana para a população. O objetivo é orientar sobre quais espécies são adequadas para o plantio na e como ele deve ser realizado para que a árvore cresça de maneira saudável e segura com raízes fortificadas no solo. Também realizamos controle de leucenas (espécies invasoras), podas regulares de galhos, com solicitação online e grátis. O Viveiro Municipal funciona para a retirada das mudas que serão plantadas. Tudo o que está acontecendo agora, ficará nítido e visível nos próximos anos", explica a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.

Políticas ambientais seguem em alta

A política pública de arborização urbana faz parte parte da ideia da construção da Cidade Inteligente e Sustentável, com diversos programas em desenvolvimento pela Prefeitura. Entre as ações, além dos cuidados especiais com as árvores, também está a recuperação das nascentes, o fortalecimento do saneamento básico, o novo conceito de zeladoria com varrição mecanizada e instalação de contêineres aplicado no Jardim Amanda além do monitoramento em geral realizado, diariamente, para cuidar da limpeza e de tudo ligado meio ambiente na cidade.