MEIs de Hortolândia buscam Casa do Empreendedor para fazer a declaração anual de faturamento

Mais de 900 empreendedores já receberam orientação técnica gratuita, prestada pela Prefeitura, neste ano

MEIs (Microempreendedores Individuais) de Hortolândia encontram na Casa do Empreendedor da Prefeitura importante ponto de apoio para estar em situação regular perante a Receita Federal. É lá que os empreendedores recebem orientação técnica gratuita para preencher corretamente a DASN-SIMEI (Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento.

Segundo o coordenador do órgão, Diego Rodrigues Menegazzo, foram feitas, com o auxílio da equipe, 975 declarações neste ano, até esta sexta-feira (24/03). O prazo para o envio do documento encerra-se em 31 de maio.

Um dos MEIs que contou com o suporte da Casa do Empreendedor foi Sônia Aparecida Freire, que tem um pequeno varejão no Jd. Nova Hortolândia. “Achei difícil fazer sozinha! Eu fiz errado! Mas eu procurei a Casa do Empreendedor para me ajudar. Lá o atendimento sempre foi rápido. O pessoal sempre atencioso e educado. É muito bom! Quando preciso, sempre estão dispostos para me ajudar”, afirma a empreendedora.

O representante comercial Edmar César dos Anjos de Rocco, que atua em Hortolândia e em outras cidades da região, também contou com auxílio tanto para abrir a MEI quanto para elaborar a DASN-SIMEI. “Fui bem atendido. A profissional me orientou e me explicou corretamente o procedimento. Sou grato à Casa do Empreendedor, à cidade de Hortolândia e à profissional que me recebeu muito bem e até hoje, quando eu preciso, me orienta em algumas dúvidas”, ressalta o empreendedor.

Assim como aconteceu com Sônia e Edmar César, outros empreendedores da cidade que precisam de orientação técnica podem procurar a Casa do Empreendedor, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Ela fica dentro da central de serviços municipais HORTOFÁCIL, localizada na Rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. Para agilizar o atendimento, é importante que o MEI leve o total do faturamento já somado. A declaração fica pronta na hora. O empreendedor MEI que não obteve nenhum faturamento em 2022 também precisa fazer a declaração.

Além do atendimento presencial, é possível fazer a declaração diretamente pela internet, no site do Simples Nacional, conforme salienta Menegazzo.

Quem entrega a Declaração Anual de Faturamento com atraso está sujeito ao pagamento de multa de até R$ 50,00, segundo informa o site do Governo Federal.

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação mostram que, atualmente, há 24.284 MEIs cadastrados na cidade.