Centro de Memória de Hortolândia é opção de lazer e cenário para fazer selfies

Espaço da Prefeitura estará aberto para visitação neste fim de semana

O fim de semana chegou! Quer fazer um passeio em um local onde você pode fazer selfies e vídeos para bombar nas redes sociais? A dica da Prefeitura de Hortolândia é o Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, órgão da Secretaria de Cultura. O espaço estará aberto neste sábado (25/03), das 9h às 15h, e domingo (26/03), das 8h às 13h. O centro está localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. No último fim de semana de cada mês, o centro abre para visitação.

O centro proporciona uma viagem no tempo para os visitantes, que têm a oportunidade de conhecer a história de Hortolândia. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda um acervo de objetos, fotos e materiais antigos, que estão agrupados em várias salas. Todos esses materiais integram uma parte importante do patrimônio histórico da cidade.

Já na entrada, os visitantes conferem um dos atrativos naturais do espaço: um exemplar de uma espécie de árvore popularmente chamada “árvore-do-viajante”, que foi plantada na época da restauração do prédio e está na entrada do centro. A árvore tem estrutura e tronco parecidos com a da bananeira. Porém, seu fruto não é comestível. Por ter folhas grandes, a árvore acumula água, que servia para matar a sede dos viajantes, motivo pelo qual recebeu seu nome popular. Outra característica é a copa em forma de leque. A espécie é originária de Madagascar. Seu nome científico é Ravenala madagascariensis.

EXPOSIÇÃO

Já dentro do centro, o público pode conferir a exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem a Mestre Chiquinho, morador ilustre da cidade. A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do centro. Um dos destaques da exposição é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta Mestre Chiquinho.

VER O TREM PASSAR

O Centro de Memória de Hortolândia fica ao lado da via férrea. Durante a visita, o público poderá ter a sorte de ver o trem passar e registrar o momento com fotos, selfies e vídeos. Por motivo de segurança, o centro reforça a orientação para os visitantes que queiram tirar fotos ou fazer vídeos da passagem do trem para que permaneçam na área externa cercada com grade.

Após o passeio, o público pode ainda descansar e usufruir a área externa do centro, onde há árvores frutíferas (duas mangueiras e uma caramboleira) que oferecem sombras acolhedoras, principalmente nos dias de sol forte.

ATRATIVOS TECNOLÓGICOS

O Centro de Memória ainda oferece atrativos tecnológicos. Um deles é a câmera de monitoramento de trens que passam na via férrea. A câmera, do modelo 360º, funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil. O equipamento foi inaugurado em evento comemorativo ao 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia, em maio do ano passado. Para que os visitantes possam fazer suas fotos, selfies e vídeos, o centro disponibiliza Wi-Fi, cujo uso é gratuito somente para visitantes, mediante uso de senha, que deve ser solicitada na recepção. O Wi-Fi é fornecido pelo grupo Railcam Brasil.