Há vagas disponíveis para a campanha de castração que acontece até o final deste mês

Agendamento para atendimentos de cães e gatos é realizado, gratuitamente, pelo aplicativo Agenda Verde da Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia continua a campanha de castração de cães e gatos. Nos dias 25 e 26, a ação acontece no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, localizado no Jardim Nova Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, serão 500 castrações. Já nos dias 27, 28 e 29 estão previstos outros 500 procedimentos no Ginásio Poliesportivo Vitor Savalla, localizado no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Para realizar a castração nestas datas,  é preciso que os tutores façam o agendamento gratuito por meio do aplicativo Agenda Verde. Ainda há vagas disponíveis.

A equipe de Educação Ambiental também fará ação de orientação com os tutores sobre os temas guarda responsável e abandono de animais. De acordo com o órgão, a castração é uma medida benéfica para a saúde dos pets, além de ser preventiva, pois evita que eles tenham doenças. A castração também evita que o animal tenha crias que, porventura, o tutor não possa cuidar, evitando assim o crime de abandono dos animais.

Fique atento aos cuidados necessários

O DPBEA alerta  que para a castração, os animais deverão estar de quatro a oito horas em jejum de água e alimento. Os felinos serão os primeiros a serem castrados por terem um temperamento mais sensível. Em razão dos animais estarem em jejum para a operação de castração, os gatos são mais sensíveis, por isso, eles são castrados primeiro. Já os cães, por serem mais resistentes, serão castrados depois.