Biblioteca Municipal de Hortolândia retoma projeto “Gostou? Leva pra casa!”

A partir desta quarta-feira (15/03), espaço volta a disponibilizar estante com 50 títulos de diferentes gêneros literários; público pode pegar e levar livros, sem necessidade de devolvê-los

Ler livro é uma atividade que traz vários benefícios. Amplia o vocabulário e os conhecimentos. Desenvolve o pensamento crítico, a criatividade e a imaginação. E por ser relaxante, ajuda a diminuir o estresse. Se você quer adquirir o hábito da leitura, a Prefeitura de Hortolândia dá uma ajuda. A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte retoma o projeto “Gostou? Leva pra casa!”, a partir desta quarta-feira (15/03).

A biblioteca disponibiliza uma estante com livros que a população poderá pegar e levar, sem necessidade de devolver. A estante será colocada na entrada da biblioteca, no lado de fora. De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, serão disponibilizados 50 livros de diferentes gêneros de ficção e não ficção, tais como literatura brasileira, portuguesa, estrangeira e títulos infantis. Também haverá CDs e DVDs. A estante ficará durante o horário de funcionamento da biblioteca, das 8h às 17h, sempre às quartas-feiras.

Com o projeto, o coordenador Rafael Antonio da Silva explica que o objetivo é justamente estimular as pessoas a pegar e levar os livros, em especial aquelas que ainda não têm o hábito da leitura. A partir daí, isso pode aguçá-las a conhecer a biblioteca e se tornarem leitores cadastrados. Atualmente, a biblioteca tem 6.000 usuários. “Pedimos para que as pessoas tenham bom senso e que não peguem muitos livros. Isso é para que todos tenham a oportunidade de dar uma olhada na estante e pegar algum livro”, solicita Silva.

De acordo com o coordenador, o projeto disponibiliza livros oriundos de doações e que são excedentes, ou seja, títulos que a biblioteca já possui no acervo. O projeto foi interrompido em dezembro do ano passado em razão de ter acabado a quantidade de livros disponíveis. A retomada do projeto é possível agora, uma vez que a biblioteca voltou a ter quantidade suficiente de livros para a realizar a ação.

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . O acervo da biblioteca tem mais de 17.000 obras, e pode ser consultado por meio deste SITE.