Ações para garantir coleta regular do esgoto doméstico foram realizadas durante a semana em diferentes bairros

Trabalho realizado pela Sabesp e Prefeitura de Hortolândia acontecem todos os dias

As ações da Prefeitura de Hortolândia em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) nos sistemas subterrâneos de esgoto e águas pluviais continuam com o objetivo de garantir o abastecimento em toda a cidade além de manter a coleta, o tratamento e a zeladoria nas redes. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, durante toda a semana, foram seis ações em diferentes regiões da cidade. A limpeza dos bueiros, trabalho que contribui com o escoamento da água das chuvas e evita o entupimento e o rompimento das tubulações causando buracos e erosões na via foi intensificado na Taquara Branca.

A desobstrução foi concluída em sistemas localizados no Jardim Amanda, Parque Gabriel e no Jardim Santa Clara do Lago. Vistorias contra o descarte irregular de dejetos domésticos nas redes de águas pluviais foram realizadas no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e no Parque Perón, assim como a orientação aos moradores para não cometer o crime ambiental foi concluída no Jardim Sumarezinho e no bairro Chácaras Reymar.  De acordo com a Sabesp, uma nova etapa completa do serviço contra o descarte irregular do esgoto foi iniciada na quinta-feira (09/03), no Jardim Santa Amélia. A técnica utilizada para a ação foi a da fumaça, que consiste em injetar nas redes de esgoto uma fumaça não-tóxica e que dispersa no ar em segundos. O trabalho continua na região pelos próximos dias.

"Em caso de irregularidade, o morador é identificado e recebe uma notificação para regularizar a situação. As equipes encontram por semana de 15 a 20 ligações irregulares. Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos, em parceria com a Sabesp, continua a instalação de sistemas coletores em diferentes regiões da cidade. Vielas sanitárias também são implantadas. Hoje, em Hortolândia, 99 % do esgoto é coletado e tratado",  comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Ações contra o descarte irregular de esgoto também foram intensificadas neste mês na região próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé com a verificação das redes coletoras nas vias, no Parque São Miguel e no Parque Gabriel (regiões do Pq. Lago da Fé), na área central (região do Pq. Chico Mendes) e segue reforçada no Jardim Amanda, para evitar a poluição da lagoa do bairro e o crescimento das plantas aguapés.

Denúncias e prazo para regularização

"Detectamos, também nesta semana, uma ligação irregular no Parque Orestes Ôngaro. O morador recebeu a notificação e se comprometeu a regularizar o descarte", comenta Panício. Os moradores flagrados com sistema irregular de descarte do esgoto doméstico tem até 30 dias para a regularização. A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.