CRAM de Hortolândia completa 6 anos com mais de 3 mil mulheres atendidas

Centro de Referência e Atendimento à Mulher atua como articulador de diversos serviços públicos, tendo como objetivo primário, acabar com a situação de violência vivenciada pela mulher

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o município de Hortolândia teve outro motivo para celebrar a data: o sexto aniversário do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Debora Regina Leme dos Santos”, órgão da Prefeitura que realiza acolhimento e suporte às mulheres vítimas de violência doméstica. Ao longo desses seis anos, o órgão já realizou mais de 3.012 atendimentos, representando um importante avanço na efetivação de políticas públicas para mulheres.

O CRAM atua como articulador de diversos serviços públicos, tendo como objetivo primário, acabar com a situação de violência vivenciada pela mulher atendida, sem, no entanto, ferir o seu direito à autodeterminação. Cabe ao órgão promover meios para que ela fortaleça a autoestima e tome decisões, a fim de livrar-se do ciclo de violência que vive.

Desde 2017, quando o órgão especializado foi criado, a equipe multi profissional já socorreu milhares de mulheres, realizou e intermediou mais de 15 mil procedimentos, entre acolhimentos e atendimentos psicossociais; orientação jurídica à vítima; registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico; acompanhamento ao IML (Instituto Médico Legal), a hospitais e UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento); retiradas de pertences com apoio da Guarda Municipal; além de recâmbio para cidades de origem e famílias extensivas. O CRAM também monitora casos de medidas protetivas expedidas pelo Poder Judiciário. Atualmente, o município acompanha 504 mulheres que se encontram com medidas protetivas deferidas pela Justiça.

“Como nosso tema deste mês fala da Força da Mulher ,observo que cada vez mais mulheres se empoderam e buscam seus direitos, lutando por uma vida sem violência. As mulheres quando conhecem seu direitos fortalecem outras mulheres,inspiram e contagiam. O CRAM é uma estrutura essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher, uma vez que visa promover a ruptura de situações de violência e a construção da cidadania, por meio de ações globais e atendimento interdisciplinar (psicológico, social, jurídico e de orientação e informação) à mulher em situação de violência doméstica. Temos como premissa o atendimento humanizado. Procuramos estabelecer vínculos e relação de confiança porque, na maioria das vezes, as mulheres não nos procuram para fazer a denúncia com base na Lei Maria da Penha 11346/2006 e sim, porque necessitam ser ouvidas, desejam espaço para falar e desabafar, buscam alívio e conforto pessoal. Nosso atendimento acolhedor realiza escuta atenta e diferenciada com olhar sensível para as questões humanas e respeitamos a intimidade e as diferenças”, afirma a assistente social e coordenadora do CRAM, Josefa Teixeira.

REFORMA

A sede do CRAM vem passando por reforma e ampliação, que garantirão um novo conceito de atendimento. Dos atuais 248,65 m2 de construção, o espaço passará a ter 322,88 de área, um acréscimo de 30%. “Com a ampliação, o CRAM ganhará uma brinquedoteca, berçário, sala para a equipe técnica, sala de monitoramento e uma sala multiuso. Sem dúvida teremos um local muito mais acolhedor para atender a mulher e seus filhos que passam por uma situação de violência doméstica”, comentou a coordenadora.

O prédio do CRAM ganhará ainda um novo telhado, novo piso, reforma do sistema elétrico, hidráulico e uma nova pintura. Para isso foram destinados recursos na ordem de R$ 1 milhão, por meio de emenda parlamentar da então deputada federal Ana Perugini.

Por conta da reforma, o CRAM vem atendendo na Rua Amoreiras, 375, Pq. dos Pinheiros, local onde se funciona o Conselho Municipal de Saúde de Hortolândia.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. O espaço conta ainda com Plantão, que pode ser acessado via WhatsApp - (19) 97171-5655.