Hortolândia divulga os 120 artistas selecionados para participar do 6º Jacuba Festival de Graffiti

Evento será nos dias 18 e 19 deste mês no entorno da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jd. Boa Esperança

As formas e cores vibrantes do grafite vão se espalhar mais uma vez pela paisagem urbana de Hortolândia. A Prefeitura divulga os nomes dos 120 artistas selecionados que participarão do 6º Jacuba Festival de Graffiti. A lista dos artistas está disponível neste LINK, e também na página do evento no Instagram (@jacubagraffiti). Os selecionados são de 16 estados do Brasil e da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O evento será nos dias 18 e 19 deste mês, no entorno da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Boa Esperança. Os artistas pintarão o muro de 1, 5 mil m2 que cerca a estação.

O artista e um dos coordenadores do evento, Leandro Kranium, destaca que a 6ª edição do evento será marcada pela diversidade. “Recebemos inscrições de artistas muito talentosos, e foi um desafio gigante escolher somente 120 entre os 284 inscritos. Será um dos maiores eventos de graffiti dos últimos tempos na região, marcado pela diversidade cultural. Temos entre os selecionados artistas brancos, pretos, amarelos e indígenas. Homens, mulheres, transexuais e não-binários, de vários lugares do Brasil, que compartilharão o mesmo espaço para fazer arte com spray”, comemora Kranium.

O coordenador do evento ressalta que os artistas participantes foram escolhidos com base nos critérios de pluralidade, qualidade técnica e estilo. A equipe gestora do festival fez a seleção a partir das fotos de trabalhos encaminhadas pelos artistas na inscrição.

O tema da 6ª edição do festival será Água. Em razão disso, o evento será no final de semana que antecede o Dia Mundial da Água, comemorado em 22/03. O festival oferecerá para os artistas selecionados alojamento (para aqueles que precisarem), alimentação, tintas spray para realização do trabalho, camiseta e brindes.

Além da pintura do muro, que será feita das 8h às 17h, o festival terá DJ, food trucks e exposição com produtos e trabalhos dos artistas participantes. O evento ainda realizará uma oficina gratuita de grafite para crianças e adolescentes atendidos pela entidade assistencial Núcleo Vinde a Mim. A atividade acontecerá entre os dias 22 e 24 deste mês e também com o tema “Água”. O 6º Jacuba Festival de Graffiti é realizado pela Prefeitura de Hortolândia em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), e com idealização e produção da Equipe Jacuba Graffiti, coordenada pelos artistas Kranium e Cabelin.

“Por meio da arte do grafite, queremos conscientizar as pessoas sobre a importância do saneamento básico para a preservação da vida e do meio ambiente. A grandeza deste evento, no formato de mutirão de arte, com a participação de 120 artistas, só será possível pela importante parceria com a Prefeitura e a Sabesp que valorizam a arte do grafite, uma importante ferramenta para promover o acesso a arte e a transformação social”, destaca Kranium.

SOBRE O JACUBA GRAFFITI

O Jacuba Festival de Graffiti foi criado em 2020 em Hortolândia com o objetivo de oferecer à comunidade o contato com novas linguagens artísticas, além de transformar Hortolândia referência nacional na arte do spray. De lá para cá, o evento só vem crescendo. Na sua 6ª edição, apresenta como diferencial o formato de mutirão. Somadas todas as edições anteriores, 30 artistas participaram do festival. Desta vez, serão 120 em um único evento.