Aumenta número de motoristas sem multas em Hortolândia

Resultado positivo foi registrado entre 2021 e 2022

A Prefeitura de Hortolândia vem investindo na educação no trânsito, com orientações à população sobre temas como segurança, sinalização e fiscalização viária. Por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, diversas ações para conscientizar motoristas e pedestres sobre um trânsito mais seguro são realizadas. E os resultados positivos são perceptíveis. Entre 2021 e 2022 aumentou em 5,95% a quantidade de motoristas da cidade sem registro de nenhuma infração no trânsito.

De acordo com informações do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o número de motoristas sem nenhuma multa em 2021 foi de 82,7%, enquanto que em 2022 foram 85,4% motoristas sem infrações.

“Eu tenho muito orgulho de dizer que em 7 anos com carteira de motorista, até hoje não tomei nenhuma multa. Presto muita atenção na sinalização do caminho que percorro, especialmente quanto às placas de aviso. As pessoas precisam tomar os devidos cuidados e dirigir para ela e para as outras pessoas", afirma a universitária e estagiária em direito, Maria Eduarda Santos Neves, de 24 anos, moradora do bairro vila real santista.

Este é o mesmo  caso da Larissa Melo,  servidora pública de 27 anos, que nunca tomou nenhuma multa em 6 anos com carteira de habilitação. “Não tenho registro de multas e pretendo continuar assim por muitos anos. Todo o cuidado é mais que necessário quando estamos no volante, claro. Prestar atenção no fluxo do trânsito que nem sempre é constante por mais que a gente faça o mesmo caminho todos os dias. Cuidado e atenção aos sinais, pedestres, as pessoas de uma maneira geral. Dirijo pensando em evitar pequenos acidentes e possuir uma carta sem multas é consequência disso também.”, afirma a moradora do Jardim São Sebastião.

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco e repinturas nas vias em todas as regiões.

“Nos últimos anos realizamos uma série de ações de engenharia, fiscalização e educação, o que auxiliou na redução no número de autuações no ano passado. Mas é preciso pedir sempre a atenção redobrada dos motoristas ao volante, para evitar acidentes de trânsito”, explica o diretor de planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa.