Área sob a Ponte Estaiada recebe mutirão de limpeza para retirada de entulho

Prefeitura realiza ação em diversos pontos de Hortolândia, contra o descarte irregular

Equipes da Prefeitura de Hortolândia continuam os esforços para manter a zeladoria da cidade com a coleta e retirada de entulho descartado, irregularmente, em áreas verdes e espaços públicos. A ação foi concluída em terrenos localizados sob a Ponte da Esperança (Estaiada). O crime ambiental contribui com o abrigo de animais peçonhentos, causa mau cheiro, alagamentos e pode ser foco de incêndio e queimadas. Além do espaço sob a ponte, na semana passada, o mesmo trabalho foi realizado em áreas verdes localizadas no Parque Oreste Ôngaro e na avenida Olívio Franceschini, próxima ao Condomínio Residencial Jardim de Mônaco.

"Mesmo com a urbanização da área localizada embaixo da Ponte da Esperança e a construção do 'Superviário' na região, algumas pessoas insitem em cometer este crime ambiental. Para contribuir com a limpeza da cidade, quem flagrar a ação pode realizar uma denúncia pelo aplicativo Agenda Verde, sem se identificar. O aplicativo é baixado gratuitamente. O descarte acontece em diversas áreas da cidade, inclusive próximo de parques socioambientais, praças e canteiros centrais de vias. Pedimos a colaboração de todos para descartar entulho, gratuitamente e de maneira correta, em um dos PEV's (Pontos de Entrega Voluntária)", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Os PEV's, prédios próprios da Prefeitura de Hortolândia para o descarte correto e gratuito de entulho e diversos outros tipos de materiais são importantes para manter a zeladoria da cidade. As equipes da Administração Municipal realizam, periodicamente, a manutenção nestes locais para melhor atender a população. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, são 13 dispositivos distribuídos em diferentes regiões. Já a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça para a população que é importante fazer o descarte correto de resíduos, em um dos PEVs da cidade. A população pode consultar qual é o PEVs mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

Os PEVs são equipados com caçambas nas quais os moradores podem fazer o descarte correto e separado por tipo de material, que são os seguintes: material reciclável doméstico (como, por exemplo, garrafas PET e plástico), material reciclável ferroso (latas de bebidas, alimentos e de tinta, entre outros), material reciclável de construção civil e material reciclável de madeira e volumosos, estes últimos são itens como sofás, colchões e móveis. Nos PEVs, a população também pode descartar eletroeletrônicos e vidro. Nos PEVs não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde.

No caso dos resíduos de materiais de construção civil, a quantidade de descarte é limitada a 1 m³, quantidade que equivale a 1.300 kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50 kg. Se a quantidade for acima de 1 m³, a diretora orienta os moradores a contratarem caçamba.