Mutirão de zeladoria da Prefeitura garante locais adequados para diversão da população no final de semana em Hortolândia

Ação é realizada em parques, praças, canteiros centrais, áreas verdes e prédios públicos

Com a aproximação do final de semana, a expectativa é de que as famílias aproveitam os dias para curtir as praças e parques distribuídos em todas as regiões de Hortolândia. Quem for curtir o passeio, vai aproveitar áreas limpas e agradáveis para o uso. As equipes da Prefeitura trabalharam, durante toda a semana, nas zeladorias dos espaços públicos. Varrição, poda do mato, limpeza e a coleta do lixo garantem locais adequados para a diversão de todos.

Nesta semana, os serviços foram intensificados em praças localizadas no Jardim Nossa Senhora de Fátima, nas áreas interna e externa do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago, no Parque Socioambiental Chico Mendes, na região central e nas quadras e calçadas da lagoa do Jardim Amanda. "O serviço da Prefeitura tem o objetivo de contribuir com a diversão da população, mas precisamos da colaboração de todos para descartar o lixo nas lixeiras para que o local permaneça agradável ao uso", comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Com o aumento das chuvas neste mês, o rápido crescimento do mato é visível em canteiros centrais de ruas e avenidas, áreas verdes e entorno de prédios públicos. Também durante a semana, a poda do mato e a limpeza foi intensificada nestas áreas em diferentes regiões da cidade. "O mutirão de poda e corte de árvores condenadas está em andamento, desde o início do ano por conta das fortes chuvas, em diferentes pontos, o que também garante a segurança dos frequentadores dos locais públicos", explica Panício.

Além da poda do mato e da limpeza periódica, o reforço na manutenção, embelezamento e revitalização das praças e parques da cidade estão intensificados desde 2017 com serviços e, até mesmo, a construção de diversos locais em diferentes regiões. Neste período, receberam revitalização e manutenção as praças do "Pastel",  da "Penha" e “Diogo Cerdan” (Região do Jd. Nossa Senhora de Fátima), "Desbravadores" (Pq. Ortolândia), "Roxo" (Jd. N. Hortolândia/N. Sra. Auxiliadora), "Adelaide", "Malta", "Poderosa" (Jd, Rosolem) e do "Coreto" (Remanso Campineiro).

Ampliação e revitalização

A Administração Municipal ainda ampliou a área do Parque Socioambiental Lago da Fé (Pq. Gabriel), modernizou o OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), localizado no Jardim Santa Clara do Lago e realizou ações de revitalização no Parque Socioambiental Renato Dobelin (Região Central). As lagoas do Jardim Amanda e do Jardim São Bento também continuam a receber ações para limpeza e conservação. A Fazenda Gazzetta (Jd. Terras de Santo Antônio), também recebeu melhorias e abriga um núcleo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Denuncie o descarte irregular

A população pode fazer denúncias de descarte irregular de lixo e entulho por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.