Aprovação online acelera implantação do projeto “Papel Zero” na Prefeitura de Hortolândia

Prazo para aprovação de construção, que levava 90 dias em média quando feito de forma presencial, agora é realizado em até 45 dias por meio do computador ou smartphone

Criar facilidade para a comunidade hortolandense e diminuir o tempo de aprovação de novas construções, ampliações, reformas, demolições, entre outros serviços ligados à construção civil. Com esse objetivo, a Prefeitura de Hortolândia apresentou nesta quinta-feira (02/03), o balanço da plataforma de aprovação online. A medida, adotada em 2022, coloca Hortolândia num seleto grupo de cidades que passa a contar com essa tecnologia, que extingue a necessidade do uso do papel nos processos públicos. A ação também contribuiu para que a municipalidade antecipe a proposta do programa “Papel Zero”.

De acordo com o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, o tempo de aprovação de serviços relacionados à construção civil em Hortolândia caiu pela metade. Além disso, pelo novo modelo de solicitação ser totalmente digital, não há necessidade do uso do papel. “Definitivamente, Hortolândia está entrando de cabeça no Século XXI. A aprovação online vem sendo um sucesso. Ela facilita a vida dos proprietários que buscam construir, reformar, demolir, ampliar, entre outras ações que necessitam de aprovação por parte do Poder Público. Em média, essas aprovações que demoravam 90 dias, agora são aprovadas na metade desse tempo. Além disso, esses processos que acumulavam volumes e mais volumes de papel, agora são todos digitalizados. Sem o uso de papel, o meio ambiente agradece”, destacou Zezé Gomes.

Diante do sucesso da aprovação on-line, neste mês de março, a Prefeitura implantou um sistema interno, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação (TI), onde os ofícios, memorandos internos e processos passam a ser 100% digitais. “A meta é acabar com todos os documentos em papel. Estamos antecipando o processo, uma vez que no novo Paço Municipal, que será totalmente sustentável, trabalharemos apenas com arquivos digitais”, afirmou o prefeito.

Todo o trabalho vem sendo realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, com a participação da equipe municipal de TI, em parceria com a empresa GeoPixel. “Sem dúvida, é mais um passo para a construção de uma cidade cada dia mais inteligente. Esse processo de aprovação online foi cuidadosamente desenvolvido para que possamos oferecer praticidade e maior agilidade na aprovação dos projetos de construção residenciais, comerciais e industriais. A gama de serviços é grande, pois esse sistema atuará também nas solicitações de reforma, ampliação, demolição, parcelamento e regularização. Os engenheiros e arquitetos, que atuam diretamente nesses processos de solicitação e liberação, terão seus trabalhos facilitados”, afirmou o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior.

Durante a apresentação do balanço, a Secretaria de Planejamento apresentou uma segunda plataforma e que terá um papel importante para tomada de decisões do Poder Público Municipal: o Sistema de Informação Geográfica. Por meio deste programa, que trás todas as informações pertinentes ao município, será realizada a consulta dos dados pelas secretarias municipais e pelo Gabinete do Prefeito. “A Prefeitura vem realizando um grande trabalho de georeferenciamento do município. Estes dados coletados apresentam um verdadeiro raio-x de Hortolândia. Por exemplo, caso haja a decisão de construir uma nova creche no município, por meio do Sistema de Informação Geográfica, saberemos qual bairro tem a maior necessidade por uma creche. A plataforma apresentará a região, a quantidade de crianças com idade entre zero e cinco anos, se há fila de espera por vagas, entre outros dados. Com toda essa eficiência, passamos a contar com uma poderosa ferramenta, que auxiliará na tomada de decisões e na construção de um planejamento integrado. Todas as futuras ações de Governo podem contar com o auxílio deste sistema, que sem dúvida, coloca o município num novo patamar, antenada com o modelo de cidade inteligente e de respeito aos recursos públicos”, finalizou Prataviera Júnior.