80% dos servidores substituem copo descartável por reutilizável

Prefeitura envolve servidores em campanha educativa de coleta seletiva de lixo

A campanha de coleta seletiva, reciclagem de copos e destinação correta de pilhas e baterias implantada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, no Paço Municipal “Palácio das Águas” gerou resultados positivos entre os servidores. As enquetes realizadas após o lançamento da campanha apontam que mais de 80% dos funcionários do paço aderiram à campanha, utilizando os copos pessoais de acrílico fornecidos em substituição aos copos descartáveis.

O objetivo do projeto, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, é que a implantação de coleta seletiva em toda a cidade comece pela própria Prefeitura. “Nossa meta é reduzir a quantidade de lixo descartado, separando materiais orgânicos daquilo que pode ser reciclado”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluízio Silva.

Por meio de coletores específicos para reciclagem, cartazes e enquetes, os servidores do Paço são incentivados a participar da campanha. Além da divulgação sobre a importância da coleta seleta seletiva, a Secretaria de Meio Ambiente distribuiu copos de acrílico aos funcionários públicos, medida que evita o uso e desperdício de copos descartáveis.

Um dos adeptos do copo é o funcionário do Departamento de Gestão de Convênios, Felízio de Moura Batista. “No começo era difícil lembrar de levar o copo ao bebedouro, mas depois me habituei. Se todos os funcionários tiverem a mesma consciência, no final do mês isso significará centenas de copos descartáveis a menos no lixo”, enfatizou Batista.

Para a coleta do lixo reciclável, foram instalados latões diferenciados nas cozinhas de cada andar e no refeitório geral do Palácio das Águas. Os recipientes estão identificados com o tipo de material que pode ser descartado. Há, ainda, coletores para pilhas e baterias usadas na recepção do prédio. Tanto servidores quanto visitantes são incentivados à participar da coleta seletiva.

Todo o material reciclado é recolhido por uma cooperativa de reciclagem do município, que faz a triagem e separação dos recicláveis por subtipos (vidros, plásticos, papéis e metais).

SIGAH

A Secretaria de Meio Ambiente desenvolve um projeto para criação do Programa SIGAH (Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Hortolândia), que será desenvolvido em uma área de 179 mil metros quadrados, cedida pelo Governo Federal.

O espaço abrigará a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, já em construção, usina de processamento dos resíduos urbanos (lixo doméstico), além de cooperativa de reciclagem, usina de processamento de biodisel e pneus, viveiro municipal, centro de atendimento comunitário, central de caçambas e um ecoponto. O programa terá capacidade para processar todo o resíduo produzido pelo município.

Conforme dados da secretaria municipal, Hortolândia registra a coleta mensal de cerca de 3,4 mil toneladas de lixo. Em média, são 113 toneladas por dia. Aproximadamente 160 toneladas de lixo são reciclados por mês.