Educação Ambiental é tema de formação realizada no Creape

Tema foi proposto pelo PCJ em comemoração a Semana da Água

Como o tema ‘Afinal que Educação Ambiental que Queremos’, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação realizará uma formação destinada aos assistentes de direção e coordenadores pedagógicos. O tema é uma proposta do Consórcio Intermunicipal PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), o qual o Prefeito Angelo Perugini é presidente, em comemoração a Semana da Água. O curso acontecerá na segunda-feira (22/08), no Creape (Centro de Referência Ambiental Parque Escola).

A partir da formação, os assistentes de direção e coordenadores multiplicarão aos professores. A proposta é que o tema seja aplicado em sala de aula. Segundo a responsável pela formação, Ângela Julia, o objetivo é sensibilizar os profissionais de educação sobre assuntos que envolvem as questões ambientais. ”A partir dessa formação esses gestores se tornam agentes multiplicadores repassando para os professores, os quais aplicam e desenvolvem essa temática junto aos seus alunos envolvendo toda a escola”, afirma.

Além da formação, os profissionais realizarão visitas em cada ambiente do Creape. O espaço é referência em educação ambiental. O encerramento da Semana da Água acontece na última semana do mês de outubro.

Conheça o Creape

Museu de História Natural Iberaba: O acervo possui mais de 200 espécies de animais empalhados, principalmente da fauna brasileira. A ambientação reproduz um conjunto de vegetação, clima, solo, flora e fauna, representado por três biomas: Mata Atlântica (predominância de animais mamíferos), cerrado (réptil) e savana (região exótica da África e Austrália.

Reciclasa/IBM: O ambiente reproduz uma casa com materiais recicláveis, como puff e pedra de construção feito de garrafa pet, suportes para panelas, feito de latas. O objetivo é disseminar o conceito de reciclagem, reaproveitamento e redução de resíduos. O  projeto percorreeu 10 capitais brasileiras e fixou  sede em Hortolândia, com a exposição permanente.

Estudo do meio: com o objetivo de proporcionar educação ambiental, o visitante faz caminhada pelo parque observando aspectos naturais, os impactos causados pelo homem, traz a problemática das causas da degradação do meio ambiente e estimula discussões para possíveis soluções.

O Creape está localizado dentro da Lagoa Santa Clara, Rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago II. O funcionamento é de 3ª à 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.