Escolinhas Esportivas: Educadores esportivos da Prefeitura participam de planejamento pedagógico

Volta das aulas do projeto esportivo de Hortolândia será na segunda-feira (06/02)

Os educadores esportivos da Prefeitura de Hortolândia estão preparados para o retorno das atividades do Projeto Escolinhas Esportivas da Secretaria de Esporte e Lazer. As aulas retornam do recesso na segunda-feira (06/02) e, para continuar com um atendimento de qualidade para a população, os profissionais participaram do planejamento pedagógico realizado entre a segunda-feira (01/02) e a sexta-feira (03/02), no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, localizado no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

O secretário de Esporte e Lazer Gleguer Zorzin e a equipe gestora recepcionaram os educadores esportivos. Além de desejar as boas vindas para o início de mais um ano no calendário esportivo de Hortolândia, Zorzin destacou a importância do planejamento para 2023. "Estamos felizes em recebê-los. A partir deste planejamento realizado, nosso foco é  atuar com as mesmas diretrizes em todos os espaços, mantendo a qualidade no desenvolvimento das atividades para a comunidade esportiva da cidade. Seguindo as orientações do prefeito Zezé Gomes, vamos continuar a oferta na melhoria e ampliação dos atendimentos", afirma Zorzin.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, o foco do planejamento é fortalecer o vínculo entre profissionais e equipe gestora para proporcionar uma dinâmica com caráter formativo educacional. Segundo o professor José Geraldo da Silva, o planejamento marca a motivação aos educadores, tanto para a prática das aulas rotineiras quanto para as competições em todas modalidades. "O esporte educacional, desde que trabalhado de maneira pedagógica, produz vários benefícios e aumenta a socialização, cooperação, o respeito e o desenvolvimento do espírito de liderança entre os profissionais que desta maneira levam essa motivação para as aulas. A objetividade da equipe administrativa durante o planejamento também aumenta nossas expectativas para este retorno" comenta o professor.

Novas diretrizes em 2023

Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, neste ano, o quadro de educadores no Projeto Escolinhas Esportivas será aumentado com a contratação de novos profissionais. Além disso, serão realizados atendimentos para pessoas com mais de 50 anos e que ainda não entraram na "melhor idade" e a ginástica artística poderá ser praticada por crianças à partir dos 4 anos de idade.

As matrículas poderão ser, a partir de segunda-feira, diretamente nos espaços esportivos distribuídos por diferentes regiões da cidade. Atualmente, o projeto atende aproximadamente 6 mil pessoas. Dúvidas sobre os projetos podem ser esclarecidas pelo telefone (19) 39651400 nos ramais 7409 e 7410. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Reforma no Poliesportivo ampliará atendimentos

As etapas da obra de revitalização da Prefeitura no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, localizado no Jardim Nova Hortolândia continuam. Após a troca do piso do ginásio, que está renovado para receber as atividades esportivas, novos serviços foram concluídos e outros continuam em realização para completar a primeira parte da modernização do espaço, um dos mais tradicionais da cidade. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, 85% do trabalho em toda a área já foram realizados.

A construção de toda a estrutura da quadra de areia, que proporcionará aulas de beach tênis, vôlei e futevôlei, por exemplo, já está montada e foi concluída por equipes da Administração Municipal. O aspecto visual também foi realçado com o reforço da pintura nas cores branca e azul nas áreas interna e externa. O salão multiuso já está com novo piso e ventiladores. Ele será dividido em três e lá também poderão ser realizadas aulas de ginástica artística e localizada. As salas do setor administrativo recebem novas divisórias e revitalização para mais conforto na dinâmica de trabalho dos funcionários e na recepção de pais, alunos e visitantes. Além disso, está em andamento a realização de manutenções gerais e nas partes hidráulica e elétrica.