Prefeitura de Hortolândia investe mais de R$ 100 milhões em obras de infraestrutura urbana

Superviário, duplicação de avenida e obras de canalizações de córregos são algumas das ações vistoriadas nesta semana pelo prefeito Zezé Gomes

Melhorar a vida do morador de Hortolândia e potencializar a capacidade de receber novos investimentos da iniciativa privada. Com esses objetivos, a Prefeitura de Hortolândia vem realizando no município uma série de obras de infraestrutura urbana, garantindo uma maior integração regional e uma qualidade de vida melhor para os seus habitantes.

Nesta semana, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, junto com sua equipe da Secretaria Municipal de Obras, esteve visitando uma série de construções que serão entregues ao longo deste ano. A principal delas é a obra do Superviário, a maior obra de integração regional da história do município. O novo viário possui cerca de 5 quilômetros de extensão e ligará as regiões da Vila Real com o Novo Ângulo. Durante a sua execução, além das duas pistas, com canteiro central, foram construídas três novas pontes, pista de caminhada e ciclovia. Em toda a sua extensão haverá iluminação em LED. “Essa é uma obra importantíssima. Com investimentos superiores a R$ 80 milhões, vamos integrar duas grandes regiões, o que vai potencializar um grande desenvolvimento ao longo desta nova avenida. Além disso, com a criação de uma nova rota, o fluxo de veículos que passa pela avenida da Emancipação, sentido centro, será aliviado. Sem dúvida, o Superviário será um grande marco de desenvolvimento para o nosso município”, destacou Zezé Gomes.

Ainda em relação ao Superviário, o prefeito destacou os avanços das obras de duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo, a antiga estrada da Granja, o que melhorará sensivelmente a mobilidade urbana. “Nosso Governo vem trabalhando num grande projeto que prevê o planejamento e o desenvolvimento sustentável de Hortolândia pelos próximos 30 anos. Garantir belos viários é fundamental, especialmente quando pensamos na vinda de novos investimentos da iniciativa privada. Por conta dessas ações desenvolvidas pela Prefeitura, uma grande rede de supermercados está interessada em montar um hipermercado entre as avenidas Sabina Baptista e a Antonio da Costa Santos, próximo ao novo Paço Municipal que também estamos construindo nesta região. Isso significa novos investimentos em Hortolândia e a geração de novos postos de trabalho. A cidade como um todo só tem a ganhar”, declarou o prefeito hortolandense.

Outras duas importantes obras, de canalização de córregos, também seguem em andamento no município. Uma delas está localizada na Rua 10 do Jardim Nova Hortolândia. Um córrego, afluente do Ribeirão Jacuba, está sendo totalmente canalizado e o seu entorno revitalizado com a implantação de pistas de caminhada, ciclovia e sistema de iluminação pública em LED. “Nesta obra do Nova Hortolândia estamos investindo mais de R$ 5 milhões. A área era totalmente degradada, sendo usada clandestinamente como ponto de descarte irregular de entulho e lixo. Como trabalhamos para uma cidade melhor para todos os seus moradores, desenvolvemos um projeto para recuperar integralmente essa região, transformando em um lindo parque linear. Para isso, canalizamos o córrego, recuperamos os taludes, e iremos implantar pista de caminhada, ciclovia e iluminação em LED. Além disso, construímos a extensão da rua 10, beneficiando diretamente os moradores que ali habitavam. Hoje eles possuem rua pavimentada, trazendo mais dignidade para todos. Essa obra vem transformando a região é, sem dúvida, é um motivo de muito orgulho para o nosso Governo”, disse Zezé Gomes.

A segunda obra de canalização fica localizada na região do Novo Ângulo, ligando o Jd. Santa Emília e as Chácaras Reymar. No total foram construídos 416 metros de canal em mais um córrego afluente do Ribeirão Jacuba. O espaço também era utilizado para o descarte irregular de entulho e lixo. “Quem vem visitar hoje esse local não acredita na mudança que uma obra dessas é capaz de fazer. A canalização, integrada com a urbanização, instalação de calçadas e ciclovia, trouxe mais dignidade aos moradores. Além disso, a obra foi fundamental para controlar a erosão que existia e que colocava as moradias em risco. Em breve, o sistema de iluminação em LED também será instalada. Tudo isso garante mais qualidade de vida para a nossa gente”, finalizou Zezé Gomes.