Edição 2023 do programa Cuidar inicia entrega de kits maternidade em Hortolândia

Criado pelo Fundo Social de Solidariedade, em 2022, programa desenvolve atendimento multidisciplinar à saúde da gestante e do recém nascido hortolandense

A Prefeitura de Hortolândia realizou nesta terça-feira, 31 de janeiro, a entrega de mais 66 kits maternidade, por meio do Programa Cuidar, para as gestantes atendidas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do Jardim Novo  ngulo e do CRAS Jardim Amanda. Presente na entrega, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, destacou a importância do programa para a gestante e para o bebê. O programa Cuidar é multidisciplinar e conta com a participação de servidores municipais ligados ao Fundo Social de Solidariedade e das Secretarias Municipais de Inclusão e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico.

“Cada secretaria tem um objetivo em específico, mas todos os trabalhos visam o bem estar da mãezinha e do bebê. Nosso Governo tem por objetivo cuidar de pessoas, desde a gestação até o nascimento. Zelamos pelo bem-estar da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Todas essas etapas da vida merecem ser acompanhadas e, por meio do Programa Cuidar, estamos fazendo esse trabalho junto às gestantes e bebês”, destacou o prefeito Zezé Gomes.

O Programa Cuidar, lançado oficialmente em outubro de 2022, foi idealizado pela presidente do Fundo Social Maria dos Anjos. Maria comentou que ao longo do ano passado, cerca de 500 kits foram entregues para as gestantes e afirmou que o momento é de colocar a mão na massa para atender com carinho todas as gestantes que procuram atendimento na rede pública de saúde. “Esse programa conta com a participação de muitas mãos e cada secretaria tem uma missão importante. O Fundo Social faz a identificação das gestantes, sendo um agente facilitador na interlocução entre as diversas secretarias participantes do programa. A partir dessa identificação, a gestante passa a contar com uma série de benefícios, garantindo uma assistência plena”, explicou Maria dos Anjos.

A partir da identificação da gestante, a Secretaria Municipal de Saúde passa a ser responsável pelo acompanhamento pré-natal e odontológico ao longo da gestação. A Saúde também realiza orientações sobre a saúde materna, preconizando o parto humanizado como sendo a melhor alternativa para a mamãe e para o bebê. Já a Secretária de Inclusão, faz a identificação das gestantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e encaminhamento para programas e benefícios. A Secretária de Educação tem o papel de garantir vaga para o bebê na creche, além de viabilizar a continuidade na formação educacional da gestante. Por fim, a secretaria de Desenvolvimento Econômico é responsável pelo acompanhamento das futuras mamães que por ventura estejam desempregadas, para encaminhamento futuro ao mercado de trabalho.

KIT MATERNIDADE

O kit é composto por dois macacões, em suedine, 100% algodão, com pernas e mangas longas; Dois bodies de manga longa, em suedine liso, 100% algodão, com abertura na parte inferior; Duas calças compridas, em suedine liso, 100% algodão, com elástico na cintura e punho; Um pacote com três pares de meias para o bebê; Um pacote com três pares de luvas para o bebê; Um conjunto de enxoval, confeccionado em tricô, com touca, macacão com colarinho tipo punho e manta; Uma toalha de banho para o bebê, com capuz e forro em fralda; Um cobertor infantil, 100% algodão; Um pacote de fraldas de tecido com três unidades, 100% algodão; Dois pacotes de fraldas descartáveis com 20 unidades cada, tamanho P infantil; Um pacote de toalhas umedecidas infantis com 120 unidades; Um creme para prevenção de assaduras; Um frasco de sabonete líquido; Um termômetro digital com alarme sonoro; Uma banheira plástica com apoio para as costas. Uma mochila maternidade, em nylon, com porta-mamadeiras.