Empresa investe R$ 150 milhões e gera 100 novos postos de trabalho em Hortolândia

Multinacional inaugurou na última segunda-feira, 23 de janeiro, nova unidade de produção na planta hortolandense

Hortolândia iniciou 2023 acelerando na criação de novos postos de trabalho. Na última segunda-feira, 23 de janeiro, a Marelli, empresa que produz sistemas para uso em automóveis, inaugurou uma nova unidade de produção na fábrica hortolandense. Com investimento de R$ 150 milhões, a nova linha de produção criou 100 novos postos de trabalho e tem capacidade para atender até 180 mil veículos/ano na linha de veículos da nova picape Chevrolet Montana, da General Motors.

Durante a solenidade de inauguração da nova unidade de produção, representando o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, esteve presente o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, João Pereira, e o seu secretário adjunto, Dimas Corrêa Pádua.

“Esta nova linha de produção teve um investimento total de R$ 150 milhões, gerando 100 novos empregos para a nossa cidade, garantindo mais renda e riqueza para Hortolândia. Agradeço ao diretor da Marelli, Carlos Smith, pelo convite e pela calorosa recepção. Desejo que a empresa, com mais de 30 anos de Hortolândia, continue escrevendo a sua linda história, crescendo e desenvolvendo junto com o nosso município. Agradeço também ao prefeito Zezé Gomes pelo trabalho sério e competente à frente da administração da nossa cidade e pela parceria e pelo apoio incondicional no desenvolvimento do empreendedorismo, gerando sempre trabalho, emprego e renda para a nossa população”, destacou Pereira.

A Marelli, a partir do contrato para fornecer o painel de instrumentos, consoles centrais e outras partes do interior da nova picape Chevrolet Montana, decidiu abrir uma unidade produtiva de sua divisão Interior Experience, na fábrica de Hortolândia, onde já produz componentes de motor e eletrônicos. Uma obra foi feita na fábrica, que teve seu prédio expandido para abrigar os 5,8 mil m² da nova divisão. Lá foram instaladas linhas de injeção plástica, com equipamentos importados da Engel, uma unidade de pintura com tecnologias de última geração, que podem inclusive pintar peças em black piano, um dos acabamentos da moda do mundo automotivo, e a linha de montagem.

Com a criação dessa nova linha de produção na Marelli, 100% dos cockpit, painéis e consoles da Montana serão fornecidos a partir de Hortolândia, com índice de nacionalização superior a 90%: “O que importamos são componentes que a GM já possui acordos globais de fornecimento e algumas peças revestidas, que vêm da China. Mas já estamos em busca de fornecedores locais”, explicou Smith.

A Marelli, a partir de agora, começa a se preparar para novos projetos. Segundo Smith, outros US$ 10 milhões serão investidos na fábrica para atender a três contratos, até 2025. Mais R$ 80 milhões serão aplicados nos moldes destes modelos. “Com esses anúncios, a fábrica crescerá ainda mais, o que é ótimo para Hortolândia e para a geração de novos postos de trabalho”, finalizou o secretário João Pereira.