Para evitar ligações irregulares, Prefeitura e Sabesp fiscalizam redes de esgoto

Trabalho tem o objetivo de evitar danos ao meio ambiente

As equipes da Prefeitura de Hortolândia, em parceira com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), estão realizando vistorias em diversas regiões da cidade. Nessa semana, o trabalho foi feito nas residências localizadas no Jardim do Lago e Jardim Amanda II.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que o descarte de resíduos na rede de águas pluviais por meio de ligação irregular de esgoto provoca danos ao meio ambiente, como a contaminação de córregos e lagoas existentes no município. Com isso, ocorre a mortandade de peixes e da fauna aquática, bem como a proliferação de aguapés e mau cheiro.

A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. A denúncia também pode ser feita pelo telefone (19) 3897-9800 da Secretaria de Serviços Urbanos. Caso a ligação de irregular de esgoto seja constatada, o morador ou o dono do imóvel recebe notificação da Prefeitura.

NOTIFICAÇÃO

A Secretaria de Serviços Urbanos, com apoio da Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realiza constantemente ações de vistoria e de orientação sobre ligação irregular de esgoto em imóveis residenciais ou comerciais em diferentes regiões da cidade. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as equipes encontram por semana, de 15 a 20 ligações irregulares.

Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos, em parceria com a Sabesp, realiza regularmente limpeza, desobstrução e manutenção da rede de águas pluviais. O trabalho é necessário para evitar rompimento das tubulações nas redes, problema que causa vazamentos, infiltrações, erosões e buracos no solo, além de prejudicar residências.