Carreta da Mamografia atende 549 mulheres em Hortolândia

Trabalho desenvolvido pela carreta, em parceria com a Prefeitura, foi voltado para pacientes com idade acima de 35 anos

A Carreta da Mamografia finalizou no último sábado, 14 de janeiro, o atendimento na Praça “A Poderosa”, região do Rosolém. Em 11 dias, 549 mulheres realizaram o exame que integra o programa Mulheres de Peito, oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem por objetivo realizar a prevenção ou o diagnóstico precoce do câncer.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho desenvolvido pela carreta foi voltado para pacientes com idade acima de 35 anos. O espaço totalmente dedicado às mulheres ofereceu uma equipe composta por profissionais de enfermagem, técnicos em radiologia, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

A enfermeira e diretora da Atenção Básica, Fátima Gomes, ressaltou a importância das mulheres realizarem o exame, pois é uma maneira de diagnosticar de forma rápida o câncer de mama e convidou a todas as mulheres a procurarem a sua Unidade Básica de Saúde de referência e solicitar a realização do exame no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) de Hortolândia. “Convido as mulheres hortolandenses a realizar o exame de mamografia para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A carreta foi embora, mas ela é apenas um apoio para a nossa Rede Municipal de Saúde, que conta com o serviço do CAISM, onde realizamos mais de 300 exames por mês. O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e no Estado de São Paulo. A mamografia permite a detecção ainda em fase inicial e o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento bem sucedido”, finalizou Fátima.