Defesa Civil de Hortolândia continua o monitoramento do volume acumulado de chuvas na cidade

Mesmo após município sair do estado de atenção, órgão da Secretaria de Segurança da Prefeitura reforça cuidados

A Defesa Civil de Hortolândia reforça o monitoramento da cidade contra problemas que possam ser causados pelo alto volume das chuvas que atingem a cidade nos últimos dias. De acordo com a Secretaria de Segurança da Prefeitura, a cidade não está mais em estado de atenção, já que nas últimas 72 horas foram registrados pouco mais de 24 milímetros de chuva acumulada.

“Nas últimas 72 horas, não atingimos o acumulado de 80 milímetros, necessários para decretar o estado de atenção. Continuaremos a reforçar o monitoramento preventivo de nossas áreas. Não temos nenhum desabrigado, nem desalojado, nem ferido, felizmente”, esclareceu a secretária-adjunta de Segurança, Adriana Carvalho.

No mês passado, Hortolândia entrou em estado de atenção em razão das fortes chuvas.  Foram 112 milímetros acumulados em 72 horas, 59 mm em 24h. "Neste período, mesmo com estes grandes volumes, também não registramos nenhum acontecimento grave na cidade ligado à estas fortes chuvas. Foram pontos de alagamentos que acabaram sendo dissipados. Por isso, a importância do monitoramento realizado 24 horas por dias e das ações preventivas realizadas durante todo o ano passado", explica Adriana.

Para enfrentar com segurança a temporada das “chuvas de verão”, marcada pelas precipitações breves e intensas, a Prefeitura executa o Plano Municipal de Contingência Preventivo de Defesa Civil para o período 2022-2023. A medida, que atende aos acordos nas esferas estaduais, nacionais e internacionais, busca prevenir, reduzir e conter os riscos trazidos por este período, sobretudo alagamentos e inundações, que causam transtornos à população. O Plano vigora até 31 de março de 2023, podendo ser prorrogado, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Por meio dele, a Administração Municipal mobiliza os integrantes do Simpdec (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil) e demais órgãos de atendimento emergencial, otimizando os recursos existentes. Fazem parte do sistema todas as secretarias municipais (Segurança, Obras, Habitação, Governo, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Inclusão e Desenvolvimento Social, Esportes, Assuntos Jurídicos, Saúde, Mobilidade Urbana, dentre outras).

O decreto sobre a Operação Chuvas de Verão 2022/2023 do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil está na edição 1725 do Diário Oficial Eletrônico do Município, publicado no primeiro dia do mês passado. Ele está disponível no link. A população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, em caso de ocorrências. Além disso, conta ainda com a atuação do Corpo de Bombeiros, que pode ser chamado pelo número 193, e a Guarda Municipal, que atende pelos números 153 ou 08000-111-580.

"Uma maneira da população contribuir contra enchentes e alagamentos é descartar regularmente materiais como entulhos e restos de construção civil nos PEV's distribuídos em todas as regiões da cidade. Observamos sofás, lixo, garrafas pets, por exemplos, descartados irregularmente em diversos pontos. Além de ser crime ambiental, a ação, somada às fortes chuvas deste período, entope as redes subterrâneas causando infiltrações, enchentes, alagamentos, afundamentos e erosões no solo, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.