Câmeras inteligentes tornarão trânsito de Hortolândia mais seguro

Equipamentos modernos, com visão de 360 graus e capacidade de leitura de placas, vão intensificar fiscalização nas ruas da cidade

Com a inauguração da nova Central de Monitoramento na última quinta-feira (08/12), Hortolândia inicia a operação do sistema de câmeras inteligentes de segurança nos bairros e nas principais vias de acesso.

Os agentes da Prefeitura monitoram o sistema altamente tecnológico e integrado. As câmeras já estão em funcionamento e as telas reproduzem as imagens das vias e espaços públicos, compondo uma das "muralhas digitais" de segurança mais modernas do Brasil.

Serão 22 novos pontos de PTZ (Pan/Til/Zoom), câmeras giratórias capazes de atingir uma visão de praticamente 360°. Além disso, elas são capazes de realizar um zoom óptico de até 1 km com nitidez, com objetivo de detectar infrações constatadas no interior do veículo, como por exemplo, o uso do telefone celular na direção e a não utilização do cinto de segurança. Quando o assunto são as motocicletas, será passível de punição a falta de capacete, as conversões proibidas ou a condução perigosa (empinando a moto).

Além disso, há 37 pontos de câmeras com sistema OCR (Optical Character Recognition), que reconhece placas e características de veículos. Neste caso, equipamentos auxiliam as forças de segurança, identificando veículos furtados e roubados.

Essas câmeras funcionam como uma espécie de scanner, pois são capazes de fotografar, capturar, registrar e reconhecer caracteres dos veículos que passam nos pontos em que estão instaladas, enviando todas as informações, em tempo real, à Central de Monitoramento.

Toda a fiscalização acontece 24h por dia, com 84 faixas de rolamento monitoradas em toda a cidade.

“Nossa intenção é reduzir drasticamente estas irregularidades, tornando o trânsito do município mais seguro, salvando vidas”, ressalta o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

A Secretaria de Mobilidade tem um plano de conscientização dos motoristas, que deve ser colocado em prática a partir do início do ano que vem. A intenção é iniciar uma ação flagrando irregularidades no trânsito, como por exemplo, veículos parados sobre a calçada, veículos parados em local proibido, conversão proibida, avanço de sinal vermelho, dentre outras, com o envio de uma notificação. Após a campanha educativa, se o condutor realizar uma nova infração, será multado.