Neve vai abrilhantar o Natal Sustentável no Parque Irmã Dorothy

Festa organizada pela Prefeitura de Hortolândia inicia na próxima sexta-feira (09/12) e contará com presença do Papai Noel

Os trabalhos para a realização da sexta edição do evento mais esperado do ano em Hortolândia, o Natal Sustentável, continuam a todo vapor no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. E, neste ano, a Prefeitura de Hortolândia trará uma novidade no espaço onde ficará o Papai Noel e os veículos destinados ao comércio de alimentos: 400 guarda-chuvas coloridos farão a ornamentação do local, que ainda terá neve artificial durante determinados dias da festa. Atrações culturais vão animar a programação.

A festa, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vai ocorrer de 9 a 23 de dezembro, das 14 às 22 horas. Apenas na abertura, dia 9, será às 19 horas. Este ano o evento terá campanhas de arrecadação de alimentos e brinquedos. As doações serão destinadas ao FunSol (Fundo Social de Solidariedade) de Hortolândia.

“A cada ano, nosso Natal Sustentável traz uma novidade para a população que o prestigia. Este ano, queremos que as pessoas encham os olhos de alegria com as novidades. Vamos oferecer uma festa de qualidade sem perder a essência do evento, que é a sustentabilidade ambiental”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.

Neve cenográfica

Mesmo localizado em um país tropical, o Parque Irmã Dorothy, mais uma vez vai presenciar a queda de neve artificial durante o período da festa, que está sendo realizada pela sexta vez. A primeira edição foi realizada em 2017. No ano passado, o “fenômeno meteorológico” ocorreu no último dia.

A “neve” do Natal Sustentável é cenográfica. Sua formação se dá por meio de uma máquina que, após ser abastecida por um líquido especial, jorra a espuma branca. Para nevar naturalmente, é necessária a combinação de fatores que envolvem frio intenso e alta umidade do ar.

Força tarefa

Cerca de 50 servidores estão preparando os apetrechos da decoração, serviços de energia elétrica, pintura, jardinagem e estrutura em geral. Além dos trabalhadores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, servidores de várias secretarias municipais estão colaborando também na organização da festa.

Doação de garrafas PET

Você tem garrafas PET em casa? Então, pratique uma boa ação ambiental! Doe suas garrafas para a Prefeitura, que vai utilizá-las para a confecção de enfeites do “Natal Sustentável”. A Prefeitura disponibiliza sete pontos de coleta na cidade (confira abaixo quais são os locais).

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável solicita para que as pessoas levem o material já higienizado e, preferencialmente, garrafas de 1,5 litros e/ou de 2 litros. Com a campanha de doação de garrafas PET, a Prefeitura de Hortolândia estimula a população a praticar a sustentabilidade e reaproveitar materiais recicláveis.

Uma parte dos materiais recebidos será destinada para a cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. A cooperativa realiza coleta, triagem e venda de materiais recicláveis. O valor obtido com a venda gera renda para as cerca de 20 pessoas de baixa renda que trabalham na cooperativa.

Confira abaixo os pontos de coleta de garrafas PET para o “6º Natal Sustentável”:

– Paço Municipal “Palácio das Águas”: rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro

– Complexo Poliesportivo Nelson Cancian: rua João Barreto da Silva, 505, Jardim Nova Hortolândia

– Fazenda Gazzetta: rua Pedrina Oliveira da Cunha, 275, Jardim Terras de Santo Antonio

– HORTOFÁCIL: rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco

– Observátório Ambiental Parque Escola (OAPE): rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago

– Sede da Guarda Municipal: rua Odenir Padovani, 260, Residencial Maria de Lourdes

– Câmara Municipal: rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel