Semáforos inteligentes de Hortolândia funcionam em diferentes pontos da cidade

Tecnologia implantada pela Prefeitura contribui com a segurança viária e o controle automático do tráfego

Quem circula pelas vias de Hortolândia observa pequenas câmeras implantadas em alguns conjuntos semafóricos localizados em diferentes pontos da cidade. Para aliar segurança viária à modernização, a Prefeitura colocou semáforos inteligentes, que de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, são capazes de controlar automaticamente o fluxo de veículos da via, criando mais tempo na fase verde no lado onde há maior número de automóveis transitando.

Além do cruzamento entre as avenidas Thereza Ana Cecon Breda com São Francisco de Assis, na Vila Real, e Santana com rua Pastor Hugo Gegembauer, próximo ao UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), no Parque Ortolândia, os dispositivos também estão em pontos da avenida Olívio Franceschini entre os cruzamentos com as avenidas Santana e Emancipação.

"À longo prazo, o objetivo é implementar a tecnologia em pontos de todas as regiões da cidade, contribuindo com a segurança viária e interligando estas câmeras à nova Central de Monitoramento da cidade, que está na reta final de construção", explica o diretor de planejamento e projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa.

"Os dispositivos também contribuem com a segurança viária para a travessia de pedestres. Estes trechos são movimentados e a ajuda da tecnologia é importante para o controle do tráfego nestas áreas. Também pedimos a colaboração de motoristas para circular dentro do limite de velocidade permitido", ressalta o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Para salvar vidas no trânsito, são desenvolvidas ações, que vão desde atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de semáforos e radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a readequação de vias, a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e os investimentos na malha cicloviária.