No Mês da Consciência Negra, Educação promove série de webinários sobre educação para relações étnicas

Nesta quarta-feira (16/11), evento exibirá documentário sobre infâncias perdidas no Brasil e trará ao município, para debater com o público, professor e historiador Sidney Aguilar

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, promove, a partir desta quinta-feira (10/11), uma programação especial, em torno do Mês da Consciência Negra. O circuito de palestras em educação para relações étnico-raciais é gratuito e aberto ao público. O objetivo do evento, em parceria com o Compirh (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia), é promover diálogos e ações acerca da luta antirracista, contribuindo para uma educação que busque promover a equidade étnica.

A série inclui um encontro presencial, na quarta-feira (16/11), às 19h, com exibição de filme e debate, e três webinários, às 18h30, nesta quinta (10/11) e nos 17 e 23 deste mês, com transmissão pelo canal da Secretaria no Youtube

Para assistir ao documentário “Menino 23: infâncias perdidas no Brasil” e participar de roda de conversa com o autor, o historiador e Prof. Dr. Sidney Aguilar (Unicamp-Universidade Estadual de Campinas), no Centro de Formação “Paulo Freire”, é preciso se inscrever previamente. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, há 50 vagas para profissionais da educação e 40 vagas para público em geral. Basta clicar neste link.

SERVIÇO:

Semana da Consciência Negra - circuito de palestras em educação para relações étnico-raciais

Dia 1: quinta-feira, 10/11 (REMOTO)

Hora: 18h30

Webinário 1 - “Literatura para crianças e educação das relações étnico-raciais: caminhos para práticas pedagógicas”

Palestrante: Ma. Ayodele Floriano Silva, doutoranda em Educação pela UFSCAR. Mestre em Educação (2022) e graduada em Pedagogia (2018) pela UFSCar.

Dia 2: quarta-feira, 16/11 (PRESENCIAL)

Hora: 19h

Evento: exibição do documentário “Menino 23: infâncias pedidas no Brasil” e roda de conversa com o autor, o historiador e Prof. Dr. Sidney Aguilar (Unicamp)

Local: auditório do Centro de Formação “Paulo Freire”, na Rua Euclides Pires de Assis, 205, Remanso Campineiro

Dia 3: quinta-feira, 17/11 (REMOTO)

Hora: 18h30

Webinário 2 - “Brasil e Guiné-Bissau: um olhar sobre as dimensões identitárias”

Palestrante: Dr. Boaventura Rodrigues Vaz Horta Santy, Doutor em Ciências, mestre em Sociologia e licenciado em Ciências Sociais. Professor da Universidade Amílcar Cabral. Atualmente coordena o projeto “Criação de espaços públicos seguros e empoderadores com mulheres para mitigar os riscos de segurança climática e manter a paz na Guiné-Bissau” executado pela ONG Tiniguena em parceria com o PNUD e PAM, com financiamento do PBF.

Dia 4: quarta-feira, 23/11 (REMOTO)

Hora: 18h30

Webinário 3 - “Entre o cotidiano e o estrutural: reflexões sobre o racismo”

Palestrante: Dr. Silvio Matheus Alves Santos, Doutor em sociologia pela universidade de São Paulo -USP. Mestre em sociologia pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR); graduado em sociologia pela UFS (Universidade Federal de Sergipe). Atualmente realizando Pós-Doutorado em Sociologia na Unicamp.