Central de Monitoramento disponibiliza mais segurança nas ruas de Hortolândia

"Muralha digital" construída pela Prefeitura monitora pontos da cidade 24 horas por dia

A modernização dos sistemas de segurança viária e das ruas de Hortolândia está chegando à fase de conclusão com os ajustes finais realizados por equipes da Prefeitura antes da inauguração do prédio da nova Central de Monitoramento do Trânsito. O espaço localizado na Rua Francisco Guimarães de Oliveira, 130, no Remanso Campineiro, deve ser entregue ainda neste ano. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, câmeras já estão em funcionamento e as telas instaladas na parte interna do prédio já reproduzem imagens das ruas, avenidas e espaços públicos da cidade.

"Os equipamentos são parte da nova muralha digital de segurança da cidade. Serão monitorados diversos pontos da cidade, 24 horas, todos os dias da semana, coibindo diversos tipos de infrações", explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Para o funcionamento da Central de Monitoramento, equipes da Prefeitura realizam, desde o ano passado, serviços como a instalação das bases dos postes que acoplam as câmeras de monitoramento e a passagem de aproximadamente 19.000 metros de cabos instalados. Com o início da operação, agentes das secretarias de Mobilidade Urbana e de Segurança trabalharão em conjunto. O monitoramento também contribuirá para evitar roubos e furtos, integrando informações de radares fixos e de avanço semafórico, lombadas eletrônicas e câmeras 360° que acompanham o trânsito e a segurança do morador em locais estratégicos.

Uma das centrais mais modernas do Brasil

Com 12 telas, oito no sistema vídeo wall (série de monitores conectados fisicamente em arranjo, de modo a formar uma grande tela) e 18 estações de trabalho, o prédio é um dos mais modernos do Brasil no quesito monitoramento. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, no médio prazo, o objetivo é trazer novos serviços para a central, integrando o controle dos semáforos, transporte escolar, iluminação pública e câmeras de segurança.

Muralha digital ou cerca eletrônica

Um dos pontos mais interessantes da central é a cerca eletrônica ou “muralha digital”, que permitirá identificar veículos roubados e acionar a Polícia Militar, assim que são localizados. Entre os equipamentos integrados à central estarão pontos de câmera móvel e câmeras 360° para fiscalizar tudo o que acontece em volta, 24h por dia, com 68 faixas de rolamento para equipamentos de fiscalização eletrônica. Toda a rede interligada garantirá mais segurança e possibilitará uma resposta mais efetiva dos agentes da Prefeitura.