Seminário em Hortolândia discute o “Sentir, Pensar e Agir Educação Física Escolar”

Evento da Prefeitura em parceria com o Conselho Regional de Educação Física encerra-se nesta terça-feira (08/11), no Instituto Federal de São Paulo

Professores de Educação Física, que atuam na rede pública de Ensino de Hortolândia, participam, nesta semana, do II Seminário de Educação Física – 2022, promovido pela Prefeitura, por meio do CFPF (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) “Paulo Freire”, em parceria com o CREF/SP (Conselho Regional de Educação Física). O evento acontece no auditório do Instituto Federal de São Paulo, câmpus Hortolândia, na Vila São Pedro.

A abertura do seminário, nesta segunda-feira (07/11), foi feita pelo Quinteto da Cultura e pelo supervisor educacional Donizeti Faria, representante do Centro de Formação. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, cerca de 85 pessoas compareceram à abertura, dentre elas professores municipais de Educação Física Escolar e de Arte, da Secretaria de Esporte e da rede estadual de ensino.

No primeiro dia, o tema em destaque, “Brincar, importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem”, foi desenvolvido pelo Prof. José Geraldo Goldoni Vestena, educador físico e Diretor Regional de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, na 8ª Região Esportiva – Sorocaba. Nesta terça (08/11), o tema em debate é “As brincadeiras cantadas na educação"”. Ele será abordado pelo Prof. Édson da Costa Vitor, o Edinho Paraguassu, mestre em Educação Física pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

“O segundo seminário de educação física é muito importante para o pensar e o repensar a educação física escolar. Ontem foi muito boa a palestra com muitas dinâmicas que nos fizeram refletir algumas ações e reações. Foi muito lúdico, o que fez com que o tempo passasse muito rápido. Estou na expectativa do encontro de hoje”, afirma a professora de Educação Física da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd Primavera e D. Ana José Bodini Januário, Cristina Teruko Yugue Cardoso.

Para o Coordenador da Educação Física Escolar, Rodiney Ayres, o Magrão, o seminário é uma formação continuada que a Secretaria de Educação disponibiliza aos professores para que eles tenham a possibilidade de atualizar o repertório acadêmico.

“Foi muito satisfatório esse primeiro dia de seminário, bem interessante, dinâmico e participativo entre os professores. Tivemos uma parte teórica e prática. Todos os professores saíram de lá com uma boa impressão da palestra/oficina. A maior parte participou bastante, inclusive um professor cadeirante que nós temos, Ricardo Fragnan, participou de todas as atividades. Eles brincaram aprendendo e aprenderam brincando. Foram várias dinâmicas maravilhosas, elaboradas pelo professor, que aumentou consideravelmente o repertório pedagógico desses professores que lá estiveram. Com certeza o plano de aula deles será muito mais direcionado ao lúdico dessa forma. Eles terão o alcance da intencionalidade proposta em suas atividades nesse momento. Teremos hoje ‘As brincadeiras cantadas na educação’, com Edinho Paraguassu, um excelente professor e profissional da área do lazer, que vem abrilhantar mais uma vez o nosso 2º Seminário de Educação Física Escolar”, afirmou Magrão.