Hortolândia retoma ações de busca e eliminação de criadouros de Aedes aegypti

Nesta semana, Prefeitura faz casa a casa no Jd. Terras de Santo Antonio e na Vila Real; trabalho conta ainda com apoio da SUCEN, que faz a ação nas regiões do Jd. Aline, Jd. Santiago e Vila Guedes

Hortolândia retoma o combate ao Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza a ação casa a casa nas regiões do Jardim Terras de Santo Antonio e da Vila Real. O trabalho ainda conta com o apoio da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), órgão do governo estadual, que faz casa a casa no Jardim Aline, Jardim Santiago e na Vila Guedes. De acordo com a UVZ, a ação é pontual. Quando há disponibilidade de equipes, o órgão do Estado oferece apoio aos municípios em ações de combate ao inseto. A ação casa a casa é feita em regiões onde foram notificados casos positivos de Dengue.

Em paralelo, a UVZ finaliza ao longo desta semana os dados da ADL (Análise de Densidade Larvária). A ação é importante para verificar a quantidade de larvas do mosquito encontradas em imóveis visitados durante a ação. O índice auxilia a Administração Municipal a definir estratégias de prevenção e enfrentamento ao Aedes aegypti e, conforme a situação verificada, reforçar ações de eliminação do mosquito nas regiões onde há maior infestação de larvas.

No casa a casa, os agentes fazem a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ reforça para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta os moradores para ficarem atentos contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a ação. Em caso de dúvidas e orientações, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Recolher objetos e recipientes

A UVZ reforça a orientação para que os moradores façam regularmente a limpeza das áreas externas de suas casas. É importante também que os moradores recolham objetos e recipientes que possam acumular água de chuva, tais como garrafas PET, pneus velhos, embalagens plásticas, entre outros.

O órgão salienta ainda que esses materiais devem ser descartados nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura. Hortolândia tem 12 PEVs, e atualmente a Prefeitura iniciou a construção do 13º PEV no Jardim Estefânia

Sintomas

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

A Vigilância Epidemiológica salienta que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Dentre os principais sintomas da Dengue estão dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Os sintomas da Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos (neste último sem formação de pus).

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão também da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 3.013 casos notificados de Dengue, dos quais 1.085 positivos e um óbito. Já de Chikungunya, o município registra sete casos notificados, sendo quatro positivos (dois autóctones e dois importados). Neste ano, Hortolândia ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Zika ou Chikungunya.