Prefeitura inicia revitalização do Creape, no Jardim Santa Clara

Reestruturação da pista de caminhada no entorno da lagoa dá início ao projeto

Nova pista de caminhada, campo de areia, ciclovia externa, viveiro de árvores, calçadas mais largas, escola de trânsito e piscina para prática de biribol. Essas são algumas das benfeitorias que a Prefeitura de Hortolândia realizará no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), localizado no Jardim Santa Clara do Lago. Nesta terça-feira (26), o prefeito Angelo Perugini visitou o parque que já recebe as primeiras intervenções. A Prefeitura reestrutura a pista de caminhada que receberá piso ecológico, feito de blocos de concreto intertravados.

A revitalização do Creape é uma ação da Prefeitura por meio da Secretaria da Educação. O projeto contará com a colaboração das secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Planejamento Urbano, Saúde e Meio Ambiente. “As mudanças vão ampliar as opções de lazer e educação ambiental da comunidade. O espaço ficará mais amplo, com trânsito mais seguro, no padrão do Parque Socioambiental Irmã Dorothy, no Jardim Nossa Senhora de Fátima”, disse o prefeito Angelo Perugini.

De acordo com a secretária de Educação, Sandra Fagundes, a primeira etapa de revitalização do Creape será concluída até o final deste ano. Ruas no entorno do parque escola também serão reestruturadas com a diminuição da largura das vias, ação que reduzirá o tráfego de veículos e aumentará a segurança dos pedestres. Outra ação será a implantação de um parque infantil e equipamentos para ginástica ao ar livre na área do Creape onde não há a lagoa.

Também serão realizadas mudanças que permitam a integração ao Creape do CCE (Centro de Convivência Educacional) Viva Mais, localizado na Rua Paraguai. Para isso, o muro e a grade que separam o CCE do parque serão removidos. Outra modificação será a retirada das grades laterais do parque para facilitar o acesso da população ao local, nos moldes do Parque Chico Mendes, região central. As grades serão mantidas somente na Rua Cuba. A ação permitirá a instalação de uma ciclovia no entorno do parque escola.

A pista de educação para o trânsito é uma das principais ferramentas pedagógicas que o local passará a oferecer. A ideia é construir um espaço com sinalização e disponibilizar veículos adequados ao público infantil para que as crianças aprendam, na prática, as regras do trânsito. “Nossa cidade está em pleno desenvolvimento. Queremos educar bem nossas crianças. O trânsito tem muita relação com educação ambiental”, afirma a secretária de Educação.

BIRIBOL

Uma piscina para prática de biribol também está no projeto de reestruturação do Creape. A estrutura para realização do esporte coletivo aquático, semelhante ao voleibol, faz parte da segunda fase de revitalização do parque, que será executada no ano que vem, com recursos federais.

Para Sandra, a revitalização do Creape resultará em ganhos nas áreas de educação ambiental, lazer e saúde à região do Jardim Santa Clara do Lago e toda a cidade. “Queremos consolidar o Creape como ferramenta pedagógica para todas as escolas: municipais, estaduais e particulares e transformá-lo num circuito de conhecimento em meio ambiente e educação para o trânsito”, comentou a secretária, ao observar que o parque será interditado, nos próximos dias, para realização das obras.

SOBRE O CREAPE

Inaugurado em 2008, Creape alia educação, meio ambiente e lazer. Com a criação do parque escola, a Prefeitura transformou o local, antes destinado somente ao lazer, num espaço de educação e pesquisa ambiental.

Naquele ano, começaram a funcionar no local o Museu de História Natural Iberaba, onde os visitantes podem conhecer dezenas de animais da fauna brasileira e espécies nativas da flora.

O parque também abriga o espaço Reciclasa, uma casa feita de materiais recicláveis.

O Creape chama a atenção pela beleza proporcionada pela lagoa e as árvores existentes no local.  Dispononiliza pista de caminhada e ciclovia, dois parques infantis, equipamentos de ginástica ao ar livre e quiosques para descanso. Fica na rua Edivaldo Diogo Costa, nº 399, no Jardim Santa Clara do Lago.