Prefeitura inaugura mais uma praça do Programa Hortolândia Viva

Revitalização de espaço garante opção de lazer para todas as idades

A população do Jardim Adelaide está em festa. O prefeito Angelo Perugini inaugurou, sábado (11/06), a revitalização da praça da rua Sebastião Lázaro da Silva. O local ganhou novos equipamentos de lazer. Com a reforma da área de 6.000 m², o prefeito atende a uma reivindicação antiga dos moradores. A praça receberá o nome da jovem Andressa Macedo Bernardi.

Em seu discurso, Perugini convidou à população a ajudar a Prefeitura a cuidar do novo espaço de lazer. “Trabalhamos em constante parceria com a população. Pedimos aos moradores que ajudem a Prefeitura a cuidar desta praça. Vamos, juntos, manter esse espaço num local agradável de convivência. A responsabilidade é de todos nós”, disse o prefeito.

A área recebeu iluminação para permitir que o espaço seja utilizado também à noite, além de bebedouros.

A praça recebeu quadra de futebol e tabelas para a prática de basquete de rua, além de tabuleiros para jogos de dama e xadrez.

Uma pista de caminhada, parque infantil, novo piso de blocos de concreto intertravados coloridos, muitas árvores e um palco para atividades culturais completam o novo visual do espaço de lazer, que ficou mais funcional. Outra novidade é que a praça receberá equipamentos de ginástica ao ar livre.

A reforma é realizada com recursos do Ministério do Turismo que liberou R$ 1,2 milhão para construção e reestruturação de três áreas de lazer na cidade (Jd. Adelaide, Remanso Campineiro e Santa Esmeralda).

No mês passado, a Prefeitura inaugurou a praça Irmão Toninho, no bairro Remanso Campineiro. As obras de urbanização da área de lazer do Jardim Santa Esmeralda estão em andamento.

A revitalização de praças faz parte do Programa Hortolândia Viva, um conjunto de ações de recuperação e preservação ambiental em realização pela Prefeitura. O programa integra as atividades de todas as secretarias com foco na proteção ambiental.

O estudante Carlos Henrique, 12 anos, disse que “adorou” as tabelas de basquete de rua. “Vamos nos divertir muito aqui. Antes, esse espaço estava abandonado. Agora sim, temos uma praça de verdade, pertinho de casa”, comemorou o garoto.

Praça receberá nome de jovem

A praça receberá o nome da jovem Andressa Macedo Bernardi, morta em outubro de 2010, aos 18 anos, vítima de problemas renais. O projeto de lei que cria o nome da área de lazer, de autoria da vereadora Renata Belufe, será encaminhado à Câmara.

Andressa era estudante do curso técnico de farmácia, mas sonhava ser psicóloga. Sempre morou em Hortolândia. A família de Andressa ajudou na construção da cidade. É filha de Edimara da Silva e Jean C. Bernardini, que participaram da inauguração da área de lazer.

“Meu esposo ajudou a construir esta área de lazer no passado. Esse sonho foi compartilhado por todos os moradores”, comentou a avó de Andressa, a servidora municipal aposentada Maria Zaira, que pediu para a Prefeitura dar o nome da neta à praça.

“Andressa gostava muito de crianças. Esse momento é de muita emoção para a nossa família. Agradeço por meu pedido de homenagem ter sido aceito. O prefeito é um antigo e grande amigo”, comentou Maria.