Equipes de saúde recebem capacitação sobre atendimento a vítimas de acidentes de mordedura de animais

Atividade foi ministrada nesta semana para equipes de urgência e emergência das UPAs e Hospital Municipal

A Prefeitura de Hortolândia continua a trabalhar para garantir serviços de de saúde cada vez mais qualificados para a população. Nesta semana, a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, ministrou uma capacitação para as equipes de urgência e emergência das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e do Hospital Municipal Mario Covas. A capacitação foi sobre atendimento e vacinação para pessoas que sofreram acidente de mordedura com animais domésticos com suspeita de raiva.

A capacitação abordou as orientações técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde e governo estadual para auxiliar as equipes na classificação do nível de gravidade do acidente e na indicação do tratamento antirrábico adequado para o paciente. No atendimento a esse tipo de caso, é importante também que as equipes de saúde levem em consideração a espécie do animal agressor, a característica e a localização da lesão, o tratamento indicado, que pode incluir a observação do animal ou aplicação da vacina antirrábica humana associada ou não com soro antirrábico humano.