Câmpus Hortolândia do Instituto Federal abre inscrições para cursos técnicos

Candidatos interessados têm até o dia 23 de novembro para se inscrever no processo seletivo da instituição pública de ensino, que é parceira da Prefeitura

O câmpus Hortolândia do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) está com inscrições abertas, até o dia 23 de novembro deste ano, para o Processo Seletivo relativo ao primeiro semestre de 2023 de dois cursos técnicos gratuitos. Há 65 vagas disponíveis para o município em cursos noturnos: Eletroeletrônica (25 vagas) e Fabricação Mecânica (40 vagas). O Instituto Federal instalou-se em Hortolândia com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Para participar do processo seletivo é recomendável consultar o Edital n.º 581/2022. O candidato precisa ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando essa etapa, sendo que, se aprovado, continuará estudando em sua escola e fará no IFSP apenas o curso técnico.

A taxa de inscrição custa R$ 20. É possível solicitar isenção deste valor, caso o candidato tenha estudado o Ensino Fundamental integralmente em escola da rede pública, ou com bolsa integral em escola da rede privada e tenha renda familiar de até um salário mínimo e meio. O prazo para solicitar isenção vai até o dia 23 deste mês.

Segundo o material informativo divulgado pelo Instituto Federal, 50% das vagas de todos os cursos são reservadas para estudantes oriundos do ensino público brasileiro. Há também ações afirmativas para contemplar candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; e com deficiência.

A seleção ocorrerá por meio de prova presencial, com questões de Português e Matemática. A avaliação está marcada para o dia 11 de dezembro, na sede do câmpus, localizada na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, s/n, Vila São Pedro.

Outras informações podem ser obtidas no site do IFSP ou por meio do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Veja abaixo a relação de vagas em Hortolândia (65 vagas):

Cursos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio

Técnico em Eletroeletrônica – 4 semestres – noturno – 25 vagas