Junto com a comunidade, prefeito inaugura praça no Remanso Campineiro

Irmão Tonico, ancião evangélico, dá nome ao novo espaço de lazer

Ao som da Banda Municipal de Hortolândia e com a participação da comunidade, o prefeito Angelo Perugini inaugurou, sábado (21/05), a Praça Antonio de Paula Teixeira (Irmão Tonico), localizada na rua Olegário Bueno, no bairro Remanso Campineiro. O evento faz parte da programação especial em comemoração ao 20º aniversário de Hortolândia, festejado dia 19 de maio.

Para construir a praça, a Prefeitura contou com apoio financeiro do governo federal, por meio do Ministério do Turismo. A área de lazer de 3,8 mil metros quadrados recebeu piso ecológico de blocos de concreto intertravados, estação de ginástica, coreto, mesas com bancos para prática de xadrez, estacionamento, bebedouro, bancos e calçada.

As crianças têm espaço garantido para diversão no parque com os brinquedos gira-gira, balança, gangorra, escorregador e escada horizontal. Uma quadra para jogar amarelinha completa as opções de lazer para a garotada. A praça também recebeu grama e mudas de árvores.

“Esta praça com certeza trará mais alegria aos moradores deste bairro. Jovens, crianças e adultos terão espaço de diversão neste local que conta com parque infantil, equipamentos de ginástica e um coreto para realização de eventos. Tudo foi pensado para que as pessoas utilizem este espaço da melhor forma possível. É uma conquista de vocês”, disse o prefeito, durante a cerimônia de inauguração.

O evento contou com a participação da família do irmão Tonico, membro falecido da igreja Congregação Cristã do Brasil, que empresta o nome ao espaço de lazer. A urbanização da praça era um sonho do ancião evangélico conhecido pelos trabalhos realizados na igreja que fica em frente à área de lazer. Segundo os familiares do irmão Tonico, a urbanização da praça era um sonho dele.

Sonho realizado

Para o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, a inauguração da praça combina a realização de um sonho e mais qualidade de vida aos moradores. “Toda vez que iniciamos um projeto passamos por várias etapas. Esse sonho começa com a assinatura do convênio que garante o recurso para realização da obra, depois tem todo um trâmite burocrático que vai da licitação até início da obra. Quando entregamos a obra à comunidade, realizamos um sonho da Administração e dos moradores”, comenta Zanibon.

“Do ponto de vista urbanístico, a urbanização desta praça representa ampliação de espaços de convívio entre as pessoas, ambiente mais limpo, promoção de bem estar, saúde e lazer para a comunidade”, completou o secretário.

Mais praças

A urbanização da praça do bairro Remanso Campineiro faz parte do pacote de obras que contempla, também, a reforma da praça no Jardim Adelaide e urbanização de uma área de lazer no Jardim Santa Esmeralda.

Nas três áreas de lazer serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão. As obras estão em realização também nas praças dos bairros Adelaide e Santa Esmeralda.

A revitalização de praças faz parte do Programa Hortolândia Viva, um conjunto de ações de recuperação e preservação ambiental em realização pela Prefeitura. O programa integra as atividades de todas as secretarias com foco na proteção ambiental.