Hortolândia recebe mais 800 cestas básicas do programa Alimento Solidário

Fundo Social de Solidariedade recebeu, em 2022, um total de 3,8 mil cestas pelo programa estadual para o combate a fome no município

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, por meio do Banco de Alimentos, recebeu nesta quinta-feira (08/09) mais 800 cestas básicas referentes ao programa estadual Alimento Solidário. As cestas serão destinadas para as famílias cadastradas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

De acordo com a presidente do Fundo Social hortolandense, Maria dos Anjos, esse é o quinto lote de alimentos recebidos em 2022 pelo Fundo Social. Somando as cinco remessas, Hortolândia recebeu um total de 3.800 cestas básicas. No ano passado, entre abril e setembro, o Governo do Estado destinou 3.200 cestas pelo programa, que foi implantado para fazer frente às demandas sociais geradas pela pandemia da Covid-19.

“Toda ajuda é mais que bem vinda. A pandemia continua fragilizando muitas famílias, que precisam de alimentos. Dados deste ano do Inquérito Nacional Sobre Insegurança Alimentar, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), apontam que 33 milhões de pessoas estão sem ter o que comer. Um número alarmante e que nos preocupa muito. No ano passado, além das cestas recebidas pelo Governo do Estado, arrecadamos mais de 90 toneladas de alimentos pelo programa Hortolândia Solidária. Todos esses esforços foram fundamentais para que pudéssemos levar comida na mesa de milhares de pessoas que se encontravam e que ainda se encontram em situação de vulnerabilidade alimentar”, destacou Maria dos Anjos.

A cesta básica destinada pelo Governo do Estado contém arroz, feijão, macarrão, açúcar refinado, sal refinado, óleo, leite em pó, extrato de tomate, sardinha em óleo, farinha de mandioca e biscoito tipo maisena. “O povo de Hortolândia é solidário por natureza e vem contribuindo muito com aqueles que mais precisam. Essa ação fortalece nosso trabalho, na conquista de mais cestas básicas. É importante dizer também que a Prefeitura, em 2021, durante a fase mais terrível da doença, distribuiu mais de 70 mil kits de alimentação escolar, que foram entregues para todos os alunos da rede municipal de ensino. São esforços importantes e que vem garantindo alimento de qualidade na mesa de milhares de pessoas em nossa cidade”, finalizou a presidente do Fundo Social.

As cestas básicas foram encaminhadas ao Banco de Alimentos e posteriormente serão destinadas às famílias cadastradas pelo Fundo Social de Solidariedade hortolandense.