Série “Diário de um banana” volta a dominar preferência dos leitores da Biblioteca Municipal de Hortolândia

Oito títulos da série estão no ranking dos livros mais emprestados em agosto

A série infantojuvenil “Diário de um banana” se mantém na preferência dos leitores da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte. O primeiro volume, “As memórias de Greg Heffley”, ficou na 1ª posição do ranking dos livros mais emprestados pelos usuários, em agosto. A série ainda domina as 2ª, 3ª e 4ª posições. No total, oito volumes aparecem no ranking (confira abaixo)

“Acreditamos que a predominância da série ainda seja reflexo do período de férias escolares do meio do ano. São leitores que pegaram esses títulos emprestados e fizeram a renovação do prazo de devolução”, analisa o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva.

O ranking reflete o perfil do público leitor da biblioteca, formado em grande maioria por crianças, adolescentes e jovens. Em razão disso, predominam obras infantojuvenis e best-sellers. “São livros que estão, de algum modo, presentes na mídia, seja com adaptações em filme, série, ou ainda, indicações feitas por influencers”, destaca o coordenador.

O público da biblioteca também se interessa por outros estilos litérários. Uma boa surpresa no ranking é a novela “Duluth”, do escritor Gore Vidal (1925-2012). Um dos grandes autores da literatura norte-americana, ele se destacou como autor provocativo e crítico feroz da sociedade.

Os livros de autoajuda também marcam presença no ranking, com destaque para “Pai rico, pai pobre: O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro”, uma das obras mais conhecidas e já considerada clássica dentro do gênero.

Confira abaixo o ranking dos livros mais emprestados em agosto:

Ranking dos livros mais emprestados – Agosto de 2022

Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte

Diário de um banana: As memórias de Greg Heffley

Jeff Kinney

Diário de um banana: Dias de cão

Jeff Kinney

Diário de um banana: Rodrick é o cara

Jeff Kinney

Diário de um banana: Bons tempos

É assim que acaba

Colleen Hoover