Avenida da Emancipação recebe nova etapa da "Operação Cavalo de Aço"

Serviço realizado pela Concessionária Rodovias do Tietê conta com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e do SAMU

Preservar a vida e a segurança da população no trânsito continua sendo prioridade da Prefeitura de Hortolândia. Após a realização de diversas ações que contribuem para evitar acidentes viários na cidade, a "Operação Cavalo de Aço", feita por equipes da Concessionária Rodovias do Tietê com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) fechou a semana de trabalho com a orientação para motociclistas na avenida da Emancipação, em frente da empresa farmacêutica EMS, no sentido Monte Mor.

Além da orientação contra acidentes, cada condutor de motocicleta abordado pelos agentes também recebeu uma antena para acoplar na moto. O equipamento evita que linhas de pipas provoquem acidentes graves ao se chocar contra o motociclista. A operação não teve caráter fiscalizador, mas pedagógico. O conjunto de ações realizadas pela Prefeitura, desde 2017, tem sempre o objetivo de zerar os acidentes de trânsito com vítimas fatais na cidade.

Para salvar vidas no trânsito, acontecem, diariamente, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.