Mutirão do reforço e implantação da sinalização de solo é realizado no bairro João Luiz

Serviço é realizado pela Prefeitura de Hortolândia durante a madrugada para evitar problemas no tráfego

O "madrugadão" de reforço e implantação da sinalização de solo realizado pela Prefeitura de Hortolândia contemplou, nas primeiras horas desta sexta-feira (26/08), ruas do bairro Residencial João Luiz. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, nas vias, foram reforçadas as pinturas de faixas de pedestres, legendas "PARE", "OLHE" e "ÔNIBUS", correções de vagas de estacionamento com faixa amarela além de faixas de retenção e duplas amarelas que indicam o local com dois sentidos para a circulação do tráfego.

"O mutirão de sinalização de solo é importante para a segurança viária e acontece em todas as regiões da cidade. Mesmo em bairros considerados residenciais, como o João Luiz, o serviço ali é importante pois contempla vias que dão acesso à Rodovia SP-101 e avenida da Emancipação, a mais movimentada da cidade. Além das residências, o bairro também é sede de grandes empresas e comércios, o que torna as ruas movimentadas, inclusive com trânsito de veículos pesados como ônibus e caminhões, aumentando a necessidade da intensificação do trabalho", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

A pintura, que de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, acontece na madrugada para evitar problemas como o fluxo do tráfego, foi realizada entre as ruas Joaquim Maurício da Silva, Fortaleza, Curitiba e Florianópolis. Paralelo ao mutirão, recentemente, a Prefeitura concluiu trabalho semelhante em toda a extensão da avenida da Emancipação e, atualmente, realiza o reforço da sinalização, também durante as madrugadas, na avenida Olívio Franceschini, com tinta especial, mais durável, que oferece maior visibilidade para pedestres e motoristas.

Para salvar vidas no trânsito, são desenvolvidas ainda ações, que vão desde atividades educativas com motoristas e pedestres  até a implantação de semáforos e radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019.  Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária, que, neste ano chegará a 50 quilômetros de um total de 100 quilômetros que serão implantados.