Agosto Lilás tem atividades nesta sexta-feira (26/08)

Na manhã da próxima sexta-feira (26/08), a partir das 9 horas, a Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social realiza no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Rosolém, a palestra “É violência e você nem sabia”, atividade que integra a programação do “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Estarão presentes os idosos referenciados pelo CCS (Centro de Convivência Social) do Rosolém. Segundo a secretária adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Roberta Morais Diniz, o evento tem por objetivo conscientizar os idosos pelo fim da violência contra a mulher.
No mesmo dia, a partir das 15 horas, a palestra acontece na Escola Estadual Manoel Ignácio da Silva, localizada na Vila São Francisco, região Central.
A atividade é voltada aos professores e para a coordenadora do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) de Hortolândia, Josefa Teixeira, é fundamental discutir o tema nas escolas e envolvimento dos jovens. "A violência contra a mulher é cultural, mas essa cultura tem que ser desconstruída para que possamos reconstruir. A educação tem um papel fundamental neste processo. Nas escolas, está o foco da formação. Temos que começar a trabalhar a criança e o adolescente nesse sentido", afirmou.
As palestras contam com a parceria e participação do Conselho Municipal da Mulher de Hortolândia.

CRAS Jd. Primavera tem palestra do "Agosto Lilás"

Cerca de 30 mulheres participaram, na manhã desta quarta-feira (24/08), no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Jd. Primavera, de uma palestra relativa à campanha “Agosto Lilás”, de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Vinculado à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o CRAS integra a rede de assitência social do município.

Para a coordenadora do CRAS Primavera, Cristiane Ramos, a campanha é de extrema importância para a garantia de direitos. “'Agosto Lilás' é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes", ressalta a gestora.