Dez bairros de Hortolândia recebem ações para funcionamento regular do esgoto

Trabalhos são realizados pela Sabesp em parceria com a Prefeitura

Desde o início desta semana, aproximadamente 10 bairros de Hortolândia já receberam as equipes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em parceria com a  Prefeitura de Hortolândia, para diversas ações nos sistemas de esgoto e águas pluviais da cidade. No Jardim Nossa Senhora de Fátima e Jardim Terras de Santo Antônio, foram realizadas substituição de tubulações danificadas além da manutenção. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho evita problemas que vão desde o desperdício de água até possíveis infiltrações e erosões no solo. O serviço que também aconteceu nas redes de águas pluviais do Jardim Boa Vista.

As notificações, ação importante para evitar as ligações irregulares que causam danos ao meio ambiente e a desobstrução, trabalho contra o entupimento das tubulações, foram realizados no Jardim Amanda, Vila da Conquista, Jardim Nova América e Jardim Nova Hortolândia. "Estas ações junto às vistorias e orientação aos moradores, foram intensificados no Parque Orestes Ôngaro e bairro Residencial Maria de Lourdes. Estes trabalhos contribuem para a conservação das ruas e dos rios, lagos, lagoas e mananciais da cidade. Por isso, acontecem diariamente em diferentes locais",  explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Denuncie e contribua com o meio ambiente

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, durante o trabalho, são encontradas, aproximadamente, de 15 a 20 ligações irregulares. "Em contrapartida a estas ligações irregulares encontradas por nossas equipes, a cada dia, realizamos novas ligações regulares. Nesta semana, o trabalho foi em algumas residências do Jardim Novo Ângulo. Em pontos do bairro Chácaras Recreio Alvorada, o serviço continua, todos os dias", comenta o agente de fiscalização da Secretaria de Serviços Urbanos, Claudimir de Oliveira.

Atualmente, Hortolândia conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.