Nesta semana, 9 bairros receberam ações contra o descarte irregular de esgoto

Trabalhos em Hortolândia são realizados pela Sabesp em parceria com a Prefeitura

Desde o início desta semana, nove bairros de Hortolândia já receberam as equipes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em parceria com a  Prefeitura  para mutirão de ações que contribuem com o meio ambiente e a universalização da coleta e tratamento do esgoto. Os trabalhos aconteceram no Jardim Adelaide, Jardim Conceição, Jardim São Bento, Jardim Minda, Jardim Terras de Santo Antônio, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Jardim Boa Esperança, Parque do Horto e bairro Chácaras Recreio Alvorada.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, foram diversos serviços como a desobstrução das redes, para evitar entupimentos que causam rompimento e, posteriormente, infiltrações e erosões no solo, estudos para implantação de redes de esgoto em vielas sanitárias, manutenções em poços de visita (sistema que dá acesso às tubulações das redes) além de orientação aos moradores, identificação e notificação à residências que realizavam o descarte irregular dos dejetos domésticos nas redes de águas pluviais.

"Todas as ações para contribuir com o meio ambiente e a universalização da coleta e tratamento do esgoto na cidade continuam, diariamente, nas cinco regiões de Hortolândia. São implantações de redes, construção de vielas sanitárias em locais além de ações fiscalizadoras contra o descarte irregular. As equipes encontram, aproximadamente, de 15 a 20 ligações irregulares. Atualmente, Hortolândia conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Locais próximos às lagoas da cidade são prioridades

Em bairros onde há lagoas, semanalmente, as ações contra o descarte irregular do esgoto doméstico são intensificadas. Desde o início do ano, as vistorias e orientações contra o crime ambiental são constantes no Jardim Santa Clara do Lago, em residências localizadas próximas ao OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola) e da lagoa da EMS. Já no Jardim Amanda, o trabalho é em casas próximas às lagoas do bairro que, também, recebem uma intensa limpeza para a retirada de plantas aguapés, que crescem no espelho d'água devido ao descarte irregular de dejetos domésticos.

Denuncie e contribua com o meio ambiente

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.