Escritora de Hortolândia doa livros para Biblioteca Municipal

A autora Eunice dos Santos Coelho fez a doação de 50 exemplares de seu novo romance, “Puppy Love”, para compor acervo do espaço

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia, recebe a colaboração de uma moradora para ampliar o acervo. A autora Eunice dos Santos Coelho doou 50 exemplares de seu novo romance, “Puppy Love Mentiras estilhaçadas”, nesta semana. Os livros já estão disponíveis para empréstimo para os leitores cadastrados da biblioteca.

Eunice, residente do Jardim Nova Hortolândia, é monitora infantil em uma ONG (Organização Não Governamental). Em paralelo a esse trabalho, ela é escritora. “Puppy Love” é seu quinto livro.

De acordo com a autora, a ideia para escrever a obra surgiu na pandemia. A imposição do isolamento social intensificou o sentimento de solidão nas pessoas. Para tentar amenizar os efeitos da falta de contato humano, muita gente utilizou as redes sociais. “Conversei com pessoas, inclusive aquelas do meu convívio, que me relataram histórias de relacionamentos nas redes sociais que não deram certo”, conta Eunice.

A partir dessas experiências, a autora criou a história do livro, que é sobre duas meninas que se conhecem por meio de um aplicativo novo nas redes sociais. Após dificuldades, elas começam a se relacionar. Com o passar do tempo, uma das meninas descobre que a pessoa do outro lado é uma farsa.

“Tudo que foi apresentado para essa menina não passava de mentiras que uma tela de vidro consegue ocultar. Surgem problemas, que vão muito além da distância, dos aspectos financeiro e virtual. A falta de empatia e de responsabilidade com os sentimentos de outra pessoa. Com tudo isso, o lado psicológico dessa menina vai sendo destruído, a ponto dela minguar por dentro”, explica a autora.

Memes e linguagem das redes sociais

A autora utilizou a linguagem das redes sociais e memes nas partes do texto que são diálogos. Para provocar a imersão do leitor na história, a narração é feita em primeira pessoa e os personagens não têm nomes para identificá-los. O termo em inglês “puppy love” designa relacionamentos amorosos intensos, vivenciados principalmente por adolescentes.

A escritora publicou o livro com recursos da lei federal Aldir Blanc, que ofereceu subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais da cidade afetados pela pandemia, com apoio da Prefeitura. Além da publicação da obra, a autora ministrou uma palestra on-line sobre os riscos e perigos de relacionamentos por meio das redes sociais.

Eunice conta que já prepara o próximo livro, que fará conexão com outra obra que ela já lançou, intitulado “Um crime sem face”. “Será um livro no estilo das obras do autor americano Stephen King”, destaca a escritora.

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, destaca a doação da autora que contribuiu para ampliação do acervo. “Estamos felizes com a doação da Eunice. Esperamos que os leitores cadastrados da biblioteca se interessem e leiam o livro dela, e que nos deem um retorno dizendo o que acharam da obra”, salienta o coordenador.

Acervo

A Biblioteca Municipal está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Vale lembrar que é obrigatório o uso de máscara dentro da biblioteca durante o tempo de permanência no local.

O acervo da biblioteca, com mais de 17.000 títulos, pode ser consultado por meio deste SITE. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp, cujo número é (19) 98970-7332, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .