Prefeitura e Sabesp continuam as ações para universalização da coleta e tratamento do esgoto em Hortolândia

São diversos trabalhos em todas as regiões da cidade para implantação de rede

As equipes da Prefeitura de Hortolândia em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realizam, desde o início da semana, um mutirão de serviços para universalização da coleta e tratamento do esgoto na cidade aliados ao cuidado com o meio ambiente. São diversos trabalhos em diferentes regiões da cidade sendo que, em alguns bairros, foram concluídas mais de uma ação. No Jardim Amanda, por exemplo, a desobstrução para evitar o entupimento aconteceu junto à troca da tubulação.

"A obstrução acontece pelo descarte irregular de lixo e restos de construção civíl em locais públicos. Esses materiais chegam até a tubulação, comprometendo o funcionamento do sistema. O descarte de materiais sólidos realizados em casa, por meio de vasos sanitários, por exemplo, também compromete a estrutura. O trabalho é importante para evitar a deterioração da tubulação que causa o surgimento de buracos e erosões nas vias. A troca da tubulação é necessária, em alguns casos, para completar esta ação", comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a desobstrução e ações contra o descarte irregular de dejetos domésticos nas redes de águas pluviais foi realizada na Vila Guedes. Orientações e vistorias em residências contra este crime ambiental também aconteceram no Jardim Interlagos, Vila São Pedro, Jardim Boa Vista e Jardim Santa Fé, onde as equipes da Administração Municipal notificaram três casas que realizavam o descarte irregular da rede de esgoto.

"Também estamos realizando, semanalmente, a implantação da rede coletora em alguns trechos no bairro Chácaras Recreio Alvorada onde o sistema ainda não chegou. Este trabalho permanecerá nos próximos dias além da construção de vielas sanitárias em locais pontuais da cidade. Além das implantações, com as ações fiscalizadoras contra o descarte irregular que protegem o meio ambiente, as equipes encontram, aproximadamente, de 15 a 20 ligações irregulares em diferentes regiões de Hortolândia", , explica o agente de fiscalização da Secretaria de Serviços Urbanos, Claudimir de Oliveira

Atualmente, Hortolândia conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado.

Diversas ações para evitar o descarte irregular do esgoto acontecem, semanalmente, em bairros onde há lagoas. Desde o início do ano, as vistorias e orientações contra o crime ambiental são constantes no Jardim Santa Clara do Lago, em residências localizadas próximas ao OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola) e da lagoa da EMS. Já no Jardim Amanda, o trabalho é em casas próximas às lagoas do bairro que, também, recebem uma intensa limpeza para a retirada de plantas aguapés, que crescem no espelho d'água devido ao descarte irregular de dejetos domésticos.

Denuncie e contribua com o meio ambiente

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.