Banco de Alimentos inova e vai oferecer auxílio na gestão de entidades assistenciais

Um dos objetivos é aprimorar a fiscalização na distribuição dos alimentos

O Banco de Alimentos, órgão da Prefeitura de Hortolândia, comemora o sexto aniversário com inovação: terá um setor responsável em auxiliar a gestão das 42 entidades cadastradas no programa de segurança alimentar. O anúncio da criação do setor sociassistencial do programa foi anunciado, nesta terça-feira (30/04), durante o evento em comemoração ao aniversário do programa. O prefeito Antonio Meira participou do evento.

Mais do que orientar as instituições parceiras, a Prefeitura trabalha para capacitar os cidadãos, por meio dos programas de qualificação existentes com o Senac, IBM, Senai,  Instituto Federal, entre outros. ''A integração entre Prefeitura e entidades é fundamental. Comemorar mais um aniversário é poder olhar pra trás e ver o quanto avançamos na qualidade de segurança alimentar. Pretendemos aumentar as capacitações das famílias, para dar autonomia a elas, garantindo a evolução do conjunto, uma cidade adequada, com a população bem alimentada e qualificada, para que possam ocupar as vagas das empresas instaladas na cidade”, disse o prefeito Antonio Meira.

O objetivo da implantação do setor socioassistencial é fornecer informações que colaborem para aprimorar o  trabalho assistencial das entidades. Os atendimentos começam em maio. "Vamos reunir os gestores das entidades para instrui-los na elaboração de projetos, prestação de contas, fiscalização de distribuição de alimentos", explicou  a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento.

No Banco de Alimentos são realizados os programas de Segurança Alimentar, Aquisição Alimentar, Educação Nutricional, Cozinha Comunitária, recebimento e distribuição dos alimentos arrecadados. Cerca de 4.500 pessoas são beneficiadas através das entidades cadastradas.

No ano passado, foram arrecadadas 500 toneladas de alimentos, por meio de compra direta e arrecadação por meio de cooperativas.'' O fortalecimento com as cooperativas só aumentou nestes seis anos. Só temos a agradecer a colaboração e o carinho com que conseguimos realizar este projeto de pessoas que acreditam nas propostas que não é somente de zerar a fome, mas sim tratar a população corretamente, com alimentos saudáveis”, observou a diretora do Banco de Alimentos, Alessandra Sarto.

A conselheira  de Segurança Alimentar, e fundadora da ONG ( Organização Não Governamental) Casa do Arco Íris, Eunice de Souza, destacou a importância da parceira com o Banco de Alimentos. “Os programas realizados são fundamentais. Na ONG, realizamos formação para as mulheres beneficiadas. As formações são realizadas pelo nutricionista do Banco de Alimentos", disse. A ONG está localizada na Vila Inema e atende cerca de 400 pessoas por mês.