Aula inaugural do Programa Qualifica Hortolândia reuniu 150 pessoas

Início da formação contou com a presença de representantes da Fundação Roberto Marinho e Instituto Educação

Aproximadamente 150 pessoas participaram da aula inaugural do Programa Qualifica Hortolândia, na noite de segunda-feira (01/04). O tema da palestra de abertura apresentou estatísticas do mercado de trabalho em Hortolândia e  as tendências de profissões. O prefeito Antonio Meira destacou a importância de qualificar os cidadãos hortolandenses.“ O programa Qualifica é uma união da teoria conectada à prática. Eu espero que vocês avancem com esta qualificação e sonhem em ocupar posições importantes no mercado de trabalho do nosso município”, analisou Meira.

A palestra foi ministrada pelo diretor do Departamento de Trabalho e Geração de Renda, Felipe Amaro dos Santos Neto, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Cláudio Roberto Marques, localizada na Rua Fabiano Pinheiro da Silva, 100, no Jardim Santana. Segundo Felipe, as capacitações ocorrem para fortalecer os trabalhadores. “ A área da tecnologia da informação é a maior tendência de mercado para as empresas instaladas em Hortolândia”, afirmou.

A secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento avaliou  o início da formação.“Aqui estão reunidas pessoas determinadas, de diversas idades, é muito satisfatório as nossas parcerias com a Fundação Roberto Marinho, com Instituto Educação, e a Secretaria de Educação. A parceria é uma aposta na qualificação que proporcionará oportunidade e investimento nos cidadãos”, explicou Rosana.

Os cursos de Assistente Administrativo e Logística serão realizados em três polos: a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Amanda I (Caic), Emef Jd. Boa Esperança e Emef Prof. Cláudio Roberto Marques. As aulas ocorrem no período da noite, entre 19h e 22h.

De acordo com o coordenador do Instituto Educação, João Ferraz, o programa oferece material didático e metodologia telessala, com uso de vídeos educativos, semelhante à usada nos Telecursos. “Buscamos oferecer aos alunos autonomia, por isso os materiais didáticos são elaborados e reconhecidos de acordo com as instruções do MEC”, explicou João.

Neste primeiro semestre, são oferecidas 90 vagas para o curso de Assistente Administrativo e 90 para o de Logística.