Programa oferece oportunidade de capacitação a pessoas com deficiência

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com a EMS e a CEIVI, oferece módulos de informática básica e inclusão no mundo do trabalho

Foram prorrogadas as inscrições para o programa “Abrindo Caminhos”, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com o grupo EMS e o CEIVI (Centro Educacional Integrado de Vinhedo). A iniciativa visa à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Podem se inscrever jovens acima de 18 anos, moradores de Hortolândia ou da região, que tenham algum tipo de deficiência e estejam cursando ou tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental. Os interessados podem procurar os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Vila Real, Novo Ângulo, Jardim Rosolen e Jardim Amanda (confira endereços abaixo), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. É preciso apresentar laudo médico com o CID (Classificação Internacional de Doenças) e preencher ficha de inscrição com os dados pessoais.

A previsão é que as aulas comecem no dia 16 de abril, com encontros às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Cláudio Roberto Marques, Rua Fabiano Pinheiro da Silva, 100, no Jardim Santana. O curso dura três meses e dá direito a certificado de participação. Podem se inscrever até 20 pessoas em cada turma. A ideia é formar três turmas, uma após a outra.

O primeiro módulo, de Inclusão no Mundo do Trabalho, ministrado pela CEIVI, inclui temas como comunicação oral e escrita, tipo de deficiência, identificação das habilidades e planejamento da rotina, negociação, raciocínio lógico, orientações para entrevistas de emprego e elaboração de CV. O segundo, de Informática Básica, a cargo da Prefeitura, trasmite conhecimento sobre as ferramentas mais importantes da informática e como utilizá-las no dia a dia.

SERVIÇO:

CRAS Vila Real

Rua João Barreto da Silva, 100, Vila Real Continuação.

Telefone: (19) 3909-2292 / 3909-0627

CRAS Novo Ângulo

Rua Francisco Bereta, 330, Jardim Novo Ângulo.

Telefone: (19) 3809-1945 / 3845-7629

CRAS Jardim Rosolem

Rua Guido Rosolem, 177, Jardim Rosolem.

Telefone: (19) 3809-3164 / 3845-7308

CRAS Jardim Amanda

Rua Washington Luiz, 977, Jardim Amanda II.

Telefone: (19) 3909-21440 / 3909-3642